12/11/2018 as 07:55

Ato de posse

Eduardo D’Ávila assume Procuradoria-Geral de Justiça

Na transferência do cargo, o promotor José Rony Silva Almeida falou para a equipe do JC que a construção do MP é permanente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eduardo D’Ávila assume Procuradoria-Geral de JustiçaFoto: Marailton Oliveira

Apesar de uma definição conturbada, com o governador Belivaldo Chagas (PSD) escolhendo o menos votado, a posse de Eduardo Barreto D’Ávila Fontes para a função de procurador-geral do Ministério Público de Sergipe (PSD) no biênio 2018/2020 foi bastante movimentada e registrou a presença de autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A solenidade ocorreu na última sexta-feira, 9, no auditório do órgão ministerial.


Conforme o JORNAL DA CIDADE vem acompanhando, Eduardo Barreto D’Ávila obteve 58 votos, enquanto que Manoel Cabral Machado Neto conseguiu 104 votos durante a eleição dos membros do MP. Mas, mesmo assim, ele conseguiu ter a preferência de Belivaldo Chagas para ocupar o cargo. Na solenidade, por sua vez, o novo gestor apontou a boa condução da instituição feita pelo promotor José Rony Silva Almeida e preferiu não comentar o cenário da eleição.


“E eu quero manter esse clima de eficiência, profissionalismo, de muita paz e tranquilidade dentro do MP. Sendo essa a prioridade: deixar o MP cumprir o seu papel magistral. A gente precisa manter o MP atuando do jeito que está e prestigiando as promotorias de Justiça, a atividade-fim, porque essa é uma instituição que tem muito a conceder para a sociedade ainda”, destacou Eduardo Barreto D’Ávila Fontes antes da posse.
Para registrar o juramento de compromisso com o MP, a mesa da solenidade foi composta por chefes e representantes dos três poderes na esfera estadual. Com a mão erguida, Eduardo Barreto D’Ávila jurou honrar os compromissos e competências inerentes ao cargo.


Na transferência do cargo, o promotor José Rony Silva Almeida falou para a equipe do JC que a construção do MP é permanente. “Cada procurador-geral que assume no MP coloca um tijolinho a mais na construção da instituição. O que eu quero dizer para sociedade, inclusive, é que o MP nesses quatro anos colocou toda a sua força e energia para poder combater a corrupção e o crime organizado. Essa é a meta da constituição”, disse.

Presenças
A solenidade de posse contou com a presença do chefe do Poder Judiciário, desembargador Cezário Siqueira Neto; do Legislativo, deputado estadual Luciano Bispo (MDB); e do Executivo, representado pela procuradora-geral do Estado de Sergipe, Maria Aparecida Santos Gama da Silva.
Além dos membros do MP, estavam no registro de posse o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), a vice-prefeita Eliane Aquino (PT); o presidente da Câmara da capital, Nitinho (PSD); o deputado federal Laércio Oliveira (PP); o presidente da OAB/SE, Henri Clay; e os conselheiros Carlos Alberto e Susana Azevedo.

Por Mayusane Matsunae/Equipe JC