21/11/2018 as 15:16

Audiência pública

Câmara de Vereadores vai debater aumento da tarifa do transporte coletivo

Audiência pública será realizada no plenário da Casa, no próximo dia 29 de novembro, às 15 horas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Câmara de Vereadores vai debater aumento da tarifa do transporte coletivoFoto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju aprovou o Requerimento nº 294/2018, de autoria do vereador Iran Barbosa, do PT, para que seja realizada audiência pública, no plenário da Casa, no próximo dia 29 de novembro, às 15 horas, para debater a proposta de majoração da tarifa do transporte coletivo da Capital e da Região Metropolitana, encaminhada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O Sindicato solicitou aumento da tarifa dos atuais R$ 3,50 para R$ 4,44.

“Mesmo que o reajuste não seja concedido no valor que os empresários do transporte está pleiteando, que eu considero uma solicitação abusiva, os usuários, em especial a parcela mais pobre que depende exclusivamente do transporte coletivo para ir e vir, não podem ser penalizados com qualquer tipo de reajuste neste momento crítico. É importante lembrar que os trabalhadores, que são parte significativa dos usuários do transporte coletivo, vêm sendo duramente castigados com a inflação e com as medidas impopulares do governo federal, que vêm produzindo a corrosão dos seus salários, queda no seu poder de compra e também desemprego. Precisamos discutir com a sociedade a inoportunidade desse reajuste”, explicou Iran Barbosa.

Para debater o assunto, o parlamentar convidou o superintendente da SMTT; Renato Telles, o presidente do Setransp; João Alberto Almeida, o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico (Dieese) em Sergipe, Luis Moura; o militante da ONG Associação Ciclo Urbano, Waldson Costa; e Demétrio Varjão, militante do “Movimento Não Pago”.

“Infelizmente, nós não podemos mais interferir diretamente na definição final do valor da tarifa das passagens dos coletivos, já que, em 2017, a maioria dos vereadores retirou do Poder Legislativo a prerrogativa de discutir e poder alterar o valor da majoração. Votei contrário à proposta por entender que esse é um tema que mexe diretamente com a vida de milhares de aracajuanos e que, portanto, não pode ficar restrito a uma decisão fechada apenas entre a Administração Municipal e os empresários do transporte. Ainda assim, não abriremos mão de fazer esse debate aqui na Casa e, por isso, propus essa Audiência Pública”, afirmou Iran.