14/12/2018 as 22:00

SERGIPE

Governador promete estreitar relações com empresários

Belivaldo Chagas recebeu carta da FIES criticando PL que prorroga o FEEF/SE por tempo indeterminado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governador promete estreitar relações com empresáriosFoto: ASN

Dirigentes da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e empresários participaram nesta sexta-feira, 14, do almoço de confraternização de empresários que contou a presença com o governador reeleito Belivaldo Chagas (PSD). Na oportunidade as lideranças empresariais entregaram a Chagas o oficio que externa preocupação da categoria em relação ao tributo do Fundo Estadual de Equilibro Fiscal do Estado de Sergipe (FEEF/SE).

O FEEF corresponde ao encargo de até 10% do incentivo ou benefício concedido à empresa contribuinte do ICMS. As empresas enquadradas são as de atividades industriais cujo faturamento no exercício do ano anterior tenha sido igual ou superior a R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) com incentivo ou benefício fiscal, como também, a atividade comercial cujo faturamento no exercício tenha sido superior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais).

Há uma certa tensão acerca do Projeto de Lei enviado à Assembleia Legislativa, na qual trata a prorrogação por tempo indeterminado do artigo 9º da Lei 8.180/2016, que institui o Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal. A cobrança, prevista para um ano e meio, terminaria neste mês de dezembro, mas o governo encaminhou projeto que permite que aconteça por prazo indeterminado. O governador Belivaldo Chagas, no entanto, mostrou-se aberto para ouvir e dar voz aos empresários.

“É o tipo de evento importante para estreitar as relações. Estou para conversar, ouvimos, fomos ouvidos e quero deixar algo claro: quero estar aberto ao diálogo o tempo todo. Fiz uma proposta de termos reunião com a federação da indústria a cada 90 dias, para que juntos tenhamos um acompanhamento do que acontece na economia. Eu quero essa relação cada vez mais estreita”, comentou.

Belivaldo aproveitou para responder que discutirá sobre a carta enviada pela FIES. “Recebi o documento aqui e não tive condições de analisar, mas em janeiro iremos reunir o tempo todo com a equipe de trabalho. A ideia é que encaminhe à Assembleia Legislativa, a segunda parte da reforma administrativa e as sugestões que foram apresentadas, claro, poderão ser acatadas”, disse

Para o Jornal da Cidade, o presidente da FIES, Eduardo Prado Oliveira, que assinou a carta no dia 7 de dezembro, demonstrou insatisfação ao PL. “O almoço foi realizado na intenção de sensibilizar o Governo para não alterar os impostos. Eu não sei exatamente como está o andamento do processo que se encontra na Assembleia. Mas condena todos nós, a indústria. Vamos esperar o que irá acontecer com esse projeto, que deve ter votação neste ano. Mas, nós empresários queríamos que não fosse aprovado. ”, admitiu.

 

Já o empresário Albano Franco demonstrou otimismo no encontro. “É importante o diálogo [entre governador e empresários]. Até porque há alguns projetos que aumentam e elevam alguns impostos, e isso a classe empresarial de Sergipe fica preocupada. Então, esperamos que nesse diálogo surjam resultados”, comentou.