16/01/2019 as 11:09

Posse

Lêda Couto toma posse na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho

Em solenidade, a vice-governadora do Estado, Eliane Aquino (PT), deu posse a nova gestora da pasta. Em seu pronunciamento Lêda assegurou que irá desenvolver ações de capacitação da força de trabalho, alinhadas com as demandas do setor produtivo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Lêda Couto toma posse na Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do TrabalhoFoto: Divulgação

A vice-governadora do Estado de Sergipe, Eliane Aquino (PT), deu posse a nova secretária de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit), Lêda Couto, que fora nomeada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) no último dia 07. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 16, no pátio da Seit, e reuniu servidores e autoridades políticas estaduais.

O nome de Lêda Couto para a pasta foi escolhido por Eliane Aquino. Durante o seu pronunciamento, a vice-governadora lembrou da admiração que Marcelo Déda, marido e ex-governador de Sergipe falecido em 2013, tinha por Lêda. Eliane Aquino destacou, ainda, que a atual gestão tem o objetivo de não paralisar diante do medo e das dificuldades regionais e nacionais atuais e o trabalho será conduzido pelo sonho de promover a inclusão pelo direito e pela vida.

“Essa posse, na hora que vocês vêm prestigiar e saudar a Lêda, vocês estão chegando e falando para mim: nós estamos aqui e ninguém solta a mão de ninguém. Nosso estado é um dos melhores do país e temos homens e mulheres brilhantes, mas que precisam de oportunidade. Vamos fazer uma política de integração, objetivando políticas públicas estruturantes com saúde, educação, assistência e trabalho, todos juntos. Aí sim teremos uma verdadeira inclusão”, frisou a vice-governadora Eliane Aquino.

Lêda Couto é formada em medicina, com doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. A atual gestora da pasta da Seit já foi secretária de Saúde de Aracaju entre 2006 e 2007 e diretora de Especialidades e Redes Temáticas e de Atenção à Saúde. Além de ser professora do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

No seu pronunciamento, Lêda ressaltou a necessidade de construir políticas públicas e socais que oportunizem a empoderação feminina, o respeito à população LGBT, traga a comunidade negra para ser protagonista social, valorização infantil e da juventude, o respeito aos idosos e inclusão das pessoas com deficiência.

“Acredito, profundamente e sinceramente, que não é somente eu que estou sendo empossada hoje, mas todas as populações que representam grupos vulneráveis e que precisam de uma atenção especial do governo que são as mulheres, crianças, adolescentes, jovens, e as populações negra, LGBT, idosa e com deficiência. Para todos esses grupos precisa-se facilitar acesso aos serviços, combater a violência em todos os aspectos, garantir os direitos, empoderar e fazer inclusão social e coletiva”, afirmou Lêda Couto.

A nova gestora da Seit avaliou como “tarefa desafiadora” assumir a pasta. Para ela, apesar da crise que o governo enfrenta, a vontade de desenvolver políticas sociais inclusivas é maior. Como gestora da Seit, Lêda assegurou que irá desenvolver ações de capacitação da força de trabalho, alinhadas com as demandas do setor produtivo.

“Se não formos nós com tanta coragem e ousadia para enfrentar as adversidades? Se não for agora, até quando as pessoas que precisam vão aguentar esperar? Nosso trabalho de forma integrada de forma democrática e participativa”, assegurou.