01/02/2019 as 08:13

Início do mandato

Deputados eleitos tomam posse hoje na Assembleia

Haverá renovação de 50% na Casa. Sessão será realizada às 15 horas


Deputados eleitos tomam posse hoje na AssembleiaFoto: Jadilson Simões

Hoje, a partir das 15h, será realizada a sessão preparatória destinada à posse dos 24 deputados estaduais eleitos no último pleito, realizado no dia 7 de outubro do ano passado. A solenidade marca o início do mandato, que terá duração até 30 de janeiro de 2023. Além disso, também será definida a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe.


Conforme o JORNAL DA CIDADE vem acompanhando, dos 24 eleitos para o cargo a metade é considerada como novata para exercer a atividade parlamentar. Com o número expressivo de 12 parlamentares, o quadro deverá oxigenar o Poder Legislativo estadual. Inclusive, desse total, seis são mulheres.


De acordo com análise feita pelo JC, a maior parte dos deputados que irão compor esta legislatura veio com a “força do interior” de Sergipe. O mais votado, por exemplo, Talysson de Valmir (PR), é oriundo de Itabaiana. Assim como ele, fazem parte do quadro da região Gilmar Carvalho (PSC), Luciano Bispo (MDB) e Maria Mendonça (PSDB).


Assim como Talysson, Janier Mota (PR) também conseguiu cargo com força do sertão sergipano, mais precisamente de Nossa Senhora da Glória.

Ainda no interior, Diná Almeida (Pode) e Dilson de Agripino (PPS) são de Tobias Barreto. Na parte que abrange Boquim, Maisa Mitidieri (PSD) recebeu o apoio da região e do pai, o ex-deputado Luiz Mitidieri (PSD). Na Grande Aracaju, Dr. Samuel (PPS) conseguiu representação pela população de Nossa Senhora do Socorro.

Experiências
Com a experiência do Legislativo Municipal tem Ibrain Monteiro (PSC) que vem da Câmara de Lagarto, onde atuou como vereador eleito em 2016. Assim como ele, tem Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (Rede), ambos da Câmara de Aracaju.


Ainda na sequência de eleitos, tem Zezinho Sobral (Podemos), ex-secretário estadual de Saúde e Assistência Social no governo Jackson Barreto (MDB), que possui experiência como gestor público. Com um perfil similar na administração, Adailton Martins (PSD), servidor público e que recebeu apoio do irmão, Ailton Martins, prefeito da Barra dos Coqueiros. Filho do gestor Pedrinho Valadares, Rodrigo Valadares (PTB) conquistou votos nas urnas e assegurou a entrada na Assembleia.

Confira os deputados estaduais que tomam posse hoje:

Adailton Martins (PSD)
Capitão Samuel (PSC)
Dilson de Agripino (PPS)
Diná Almeida (Pode)
Dr. Samuel Carvalho (PPS)
Dr. Vanderbal (PSC)
Francisco Gualberto (PT)
Garibalde Mendonça (MDB)
Georgeo Passos (Rede)
Gilmar Carvalho (PSC)
Goretti Reis (PSD)
Ibrain Monteiro (PSC)
Iran Barbosa (PT)
Janier Mota (PR)
Jeferson Andrade (PSD)
Kitty Lima (Rede)
Luciano Bispo (MDB)
Luciano Pimentel (PSB)
Maisa Mitidieri (PSD)
Maria Mendonça (PSDB)
Rodrigo Valadares (PTB)
Talysson de Valmir (PR)
Zezinho Guimarães (MDB)
Zezinho Sobral (Pode)

Por Mayusane Matsunae/Equipe JC