08/03/2019 as 08:25

Controle Interno

Tribunal de Contas vai realizar treinamento com gestores

O evento, elaborado pela conselheira Susana Azevedo, ocorrerá no órgão a partir das 9h da próxima terça-feira, 12.


Tribunal de Contas vai realizar treinamento com gestoresFoto: TCE-SE/Divulgação

Na próxima terça-feira, dia 12, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai realizar um treinamento para gestores dos municípios sergipanos com a finalidade de orientar e aprimorar os serviços de controle interno das administrações públicas. O evento, elaborado pela conselheira Susana Azevedo, ocorrerá no órgão a partir das 9h.


Ontem, durante a sessão na Corte de Contas, a conselheira Susana Azevedo destacou que o treinamento será voltado para os jurisdicionados. “Vamos começar o trabalho de consciência. O controle interno é de uma importância tão grande para o gestor e o TCE, para o controle externo. Se o controle interno funcionar, com certeza, o gestor terá menos problema”, pontuou.


O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Bandeira de Mello, também reforçou o evento na sessão. “O evento contará com a participação dos prefeitos e controles internos da área da conselheira. Os controles internos são tão importantes e precisam ser motivados a trabalhar e a serem estruturados”, reforçou.


Segundo Susana Azevedo, o TCE deve ajudar os gestores. “Para se ter uma ideia, nós ligamos uma vez para a Câmara de um interior e conversamos com o controle interno de lá. Eles não sabiam nem o que eram, não tinham noção de nada. Está na hora do TCE dar aquela colaboração aos municípios sergipanos. Fazendo com que os secretários de controle interno possam ter capacitação para ajudar os seus municípios”, comentou.

Programação
Na oportunidade, a conselheira Susana Azevedo expôs que a programação contará com expositores especialistas em controle interno e que trabalham no TCE. O treinamento está previsto para ter início às 9h e deverá finalizar apenas no período da tarde. “Às 10h, teremos a palestra ‘A imprescindibilidade do controle interno e as responsabilidades dos controladores de gestão’ com Bandeira de Mello. Já às 11h20, ‘Aspectos práticos e polêmicos da execução dos serviços inerentes à ativação do controle interno’ com nosso funcionário Fábio José da Silva, coordenador de Controle Interno do TCE”, expôs.


Além disso, às 14h, haverá a palestra “Monitoramento, expedição de avisos e respostas das unidades gestoras” com Sérgio Augusto Mendonça Santos, coordenador da 1ª CCI. “Logo em seguida vamos ter uma mesa-redonda com todos para, realmente, tirar as dúvidas de cada um. Procurar saber com os secretários se estão precisando continuar com a capacitação. O que nós queremos é que exista uma nova consciência de todos os controles internos dos nossos jurisdicionados para que possam fazer um trabalho muito melhor”, concluiu a conselheira Susana Azevedo.

Por Mayusane Matsunae/Equipe JC