19/03/2019 as 07:48

ÁGUAS SALOBRAS

Gustinho quer projeto de dessalinização em SE

Ainda de acordo com Gustinho, a vontade pessoal é que todos os municípios do sertão venham a ser beneficiados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gustinho quer projeto de dessalinização em SE

O Ministério da Ciência e Tecnologia publicou a portaria nº 888, de 7 de março de 2019, que institui o Programa de Apresentação de Unidades de Dessalinização e Purificação de Águas Salobras e Salinas para Teste e Análise de Desempenho. Com essa proposta, o deputado federal Gustinho Ribeiro (Solidariedade) afirmou que fará uma indicação para que Sergipe seja incluído no processo de estudo de viabilização.


Para o JORNAL DA CIDADE, Gustinho Ribeiro contou que a portaria foi a comprovação de que o Ministério já elegeu como uma das prioridades para o semiárido brasileiro o acesso à água potável por meio da tecnologia de dessalinização e purificação de águas salobras e salinas. “A ideia é reunir nos próximos meses, em um único banco de dados, as inúmeras informações existentes sobre as tecnologias e métodos de dessalinização”, acrescentou.


Segundo Gustinho Ribeiro, a implantação de qualquer usina de dessalinização é precedida de um chamamento público de manifestação de interesse. “Para a elaboração de estudos e projetos para a implantação de uma planta de dessalinização de água marinha no Estado, com estudos de viabilidade, levantamentos, investigações e ou pareceres referentes à concepção, ao financiamento, à implantação ou construção e à operação da usina de dessalinização”, detalhou.


Sobre a localização da usina de dessalinização, Gustinho acredita que deverá ficar no ponto do litoral sergipano mais próximo do sertão. “Fato que reduziria os custos de implantação. É por isso que estou pleiteando que Sergipe seja o primeiro Estado a receber a usina, por ter a menor área do território brasileiro, o que diminuiria consideravelmente os custos da instalação”, defende.


Ainda de acordo com Gustinho, a vontade pessoal é que todos os municípios do sertão venham a ser beneficiados com a usina. “E a água poderá ser utilizada para consumo, bem como para os perímetros irrigados. Porém, precisamos para respostas mais concretas que o estudo seja feito. Espero ter respondido, mas me coloco à disposição para quaisquer outros questionamentos”, concluiu.