09/05/2019 as 07:55

Trânsito

Dr. Gonzaga mostra importância da campanha Maio Amarelo

O vereador disse que, embora exista uma legislação de trânsito bastante abrangente, o perigo está na falta de conscientização da sociedade em cumprir as leis de trânsito


Dr. Gonzaga mostra importância da campanha Maio AmareloFoto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (MDB) usou a Tribuna ontem para falar sobre a campanha “Maio Amarelo”, que tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos no trânsito, lembrando que o tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”. O parlamentar disse que o tema visa conscientizar motoristas e autoridades de trânsito sobre os cuidados que se deve tomar, no sentido de reduzir o alarmante número de mortes causadas por acidentes de trânsito. “Entre as principais medidas preventivas está a conscientização de que não se deve dirigir depois de beber e respeitar os limites de velocidade”, disse o vereador.


Dr. Gonzaga falou dos estudos que apontam que mais de 50% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. “Dados do Ministério da Saúde comprovam que acidentes com automóvel são o tipo que mais provoca mortes de crianças com até 14 anos de idade”, exemplificou.


O vereador disse que, embora exista uma legislação de trânsito bastante abrangente, o perigo está na falta de conscientização da sociedade em cumprir as leis de trânsito, colocando em risco a sua vida, a dos passageiros e a dos demais usuários das vias e estradas.


“Acredito que se as normas de trânsito forem apresentadas e discutidas ainda na infância, com certeza haverá uma grande oportunidade de interferir positivamente na formação da consciência do futuro condutor”, acrescentou, lembrando que o motorista adulto já traz consigo muitos costumes arraigados e jeitinhos para lidar no dia a dia no trânsito e isso dificulta o respeito às leis de um trânsito seguro, que é a melhor forma de combater a violência nas ruas e os acidentes evitáveis.


Dr. Gonzaga disse que essa foi uma das razões pelas quais apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Aracaju, que está em tramitação, propondo a inclusão do conteúdo Educação e Segurança para o Trânsito na rede pública municipal de ensino, como conteúdo a ser trabalhado com os alunos.


De acordo com o projeto, a atividade terá caráter interdisciplinar e versará sobre educação e segurança para o trânsito e cidadania. Segundo o parlamentar, esse é um dos caminhos para construir uma mudança de cultura e começar a conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito.


Finalizando, Dr. Gonzaga pediu o apoio e o comprometimento dos parlamentares das comissões de Redação e Justiça e de Educação e Cultura, no sentido de aprovar esse importante projeto, que representa mais um passo em prol da melhoria do trânsito e da preservação da vida.