29/05/2019 as 08:21

Em São Paulo

Belivaldo defende PPPs e concessões para obras

Rodovias, porto, saneamento e saúde são áreas apontadas pelo governador.


Belivaldo defende PPPs e concessões para obrasFoto: ASN/Divulgação

O governador Belivaldo Chagas, ao lado de mais 13 governadores, participou nesta terça-feira, 28, em São Paulo, da terceira edição do Fórum PPPs e Concessões. Com o tema “A Nova Infraestrutura Brasileira na Mesa de Negociação”, o encontro reuniu diversos especialistas, empresários e autoridades para debater sobre parcerias público-privadas (PPPs), concessões e desestatizaçãoes no Brasil.


Na oportunidade, o governador Belivaldo Chagas participou do painel “Como os novos governadores eleitos irão transformar o pipeline de projetos de parcerias e concessões no Brasil”. O painel envolveu o debate com governadores do Paraná, Ratinho Jr; da Bahia, Rui Costa; e do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias.


As modelagens de PPPs e concessões, marcos regulatórios e legais, além das fontes de financiamentos e as áreas estratégicas foram discutidos.
“Rodovias, porto, saneamento, saúde, energia, ceasa e centro de convenções são as áreas que prioritariamente podem ser objetos de PPPs e concessões. Nossa ideia é criar uma sinergia entre investimentos públicos e privados em nosso Estado para oferecer a infraestrutura e o desenvolvimento que Sergipe precisa. Esse é um caminho possível para melhorar a vida das pessoas, prestar um bom serviço. Os governos sozinhos cada vez podem menos, mas com boas parcerias poderemos mais”, destacou o governador Belivaldo Chagas.


O governador Belivaldo Chagas tem defendido as parcerias público-privadas (PPPs) para investimentos em áreas importantes para a população, onde os recursos públicos não conseguem viabilizar. O governador já sinalizou para a formalização de PPPs para a administração da Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa), Centro de Convenções de Sergipe e o Terminal Pesqueiro, em Aracaju, além da duplicação da BR-235.

Fórum
O fórum é realizado anualmente pela Revista Exame, em parceria com a Hiria. A abertura do evento contou com a participação do governador de São Paulo, João Dória Junior, e do prefeito de São Paulo, Bruno Covas. A programação conta também com as palestras do ministro do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, Joaquim Levy, presidente do BNDES, e do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.


O objetivo do fórum é produzir e compartilhar conhecimento sobre como participar dos novos planos de PPPs e concessões, analisando cenários para oportunidades, investimentos e projetos, segurança regulatória, financiamento e garantias e modelos inovadores de cooperação entre o poder público e privado.