03/07/2019 as 17:23

ENCONTRO

Aracaju sediará encontro de presidentes de Assembleias do Nordeste

V Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos estados do Nordeste será no dia 9 de agosto


Aracaju sediará encontro de presidentes de Assembleias do NordesteFoto: Jadilson Simões

A Reforma da Previdência, que tem sido alvo de debates nos legislativos de todo o país, será um dos temas do V Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos estados do Nordeste (ParlaNordeste), em Aracaju. A conferência, que contará com a participação de deputados estaduais e presidentes das Assembleias Legislativas da região, acontece na sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) em 9 de agosto.

Além da “Reforma da Previdência”, o encontro discutirá ainda “Pacto Federativo”, “Marco Regulatório de Saneamento” e “Criação de Fundos Municipais para os Idosos”. O presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo (MDB), afirma que a conferência é oportuna. “Os governadores do Nordeste estão tentando inserir os estados no texto da reforma e essa questão se tornou polêmica, um dos pontos mais complicados da elaboração da reforma. Esperamos dar uma contribuição com o tema”, observou.

Luciano Bispo afirma que o encontro se torna uma tribuna privilegiada ao tratar de temas importantes, pautas de grande interesse para a região Nordeste, e para Sergipe. “Nesse próximo encontro entrarão na pauta assuntos importantes e fundamentais o para o nosso estado, como o melhor tratamento dos idosos e a questão do Rio São Francisco”, declarou o deputado, que recentemente participou na cidade de Salvador do 2º encontro de presidentes.

Apesar da preocupação com assuntos relevantes como o saneamento básico e os fundos municipais dos idosos, Luciano Bispo aponta a Reforma da Previdência como a questão central do encontro. Para ele, o assunto que também interessa à sociedade tem sido alvo da atenção dos parlamentos estaduais. Na última conferência dos presidentes, os deputados do nordeste e presidentes de Assembleias Legislativas encaminharam uma carta aos presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM).

“Na carta apresentamos propostas de redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mudanças nas regras da aposentadoria rural e também a possibilidade de fusão do Banco do Nordeste (BNB) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)”, destaca o presidente da Alese, ao lembrar que estes são temas que preocupam a região nordestina.

Este é o segundo encontro dos legislativos estaduais, realizado em Sergipe, na gestão de Luciano Bispo. Em junho de 2016 a capital sergipana foi sede da XX Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), na Universidade Tiradentes (Unit). O evento recebeu autoridades jurídicas, políticos e deputados estaduais de todo o país. A Conferência faz parte do calendário da União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale).











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.