10/07/2019 as 08:18

Nesta quarta-feira

Belivaldo vai se reunir com comissão da empresa

Sergipe oferece incentivos para empresa que pode deixar Alagoas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Belivaldo vai se reunir com comissão da empresaFoto: ASN

Hoje, em Aracaju, o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), vai se reunir com uma comissão da Braskem, liderada por Roberto Bischoff, vice-presidente da petroquímica. Vai entrar em pauta a saída da empresa de Alagoas para atuar no solo sergipano, explorando salgema e usando parte da produção de gás produzido no Estado. Mas não será nada fácil para Sergipe atrair a Braskem.

O Governo de Alagoas cobra responsabilidade da indústria para que ela volte a operar, e possíveis indenizações às famílias prejudicadas pela sua atuação em Maceió, que teria provocado erosões em vias públicas e atingido imóveis. O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, disse para a Gazeta de Alagoas que há interesse do Estado em manter a empresa operando lá com responsabilidade e destacou inúmeras vantagens para a Braskem permanecer.


Sergipe propõe, entre as vantagens, matéria-prima barata a ser produzida a partir de 2023 no Estado. A Braskem ainda poderia contar com incentivo do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que prevê que companhias interessadas em investir em Sergipe podem contar com uma redução de 92% no ICMS que teriam que recolher até 2032, conforme revelou o secretário de Desenvolvimento de Sergipe, José Augusto Carvalho.


A reunião desta quarta-feira, em Sergipe, é a primeira com a Braskem e ocorre logo depois de o Estado ter enviado um convite formal para a Braskem analisar uma série de vantagens oferecidas para que a empresa se instalasse por lá. Entre as vantagens, segundo as assessorias do governador e da Braskem, estão o bom ambiente de negócios, a receptividade das autoridades em relação a novos investimentos, incentivos fiscais e disponibilidade abundante de matéria-prima.

 

Na bacia Sergipe-Alagoas, a Petrobras fez a descoberta de seis campos de gás natural e alimenta-se a esperança de que seja capaz de produzir 20 milhões de m³ por dia do produto (com dados da GazetaWeb).