16/07/2019 as 08:06

FLÁVIO CONCEIÇÃO

TCE vai julgar embargos de Clóvis sobre a vaga

Pedido de Barbosa quer avaliar quem deixaria o cargo, em caso do retorno de Flávio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

TCE vai julgar embargos de Clóvis sobre a vagaFoto: Arquivo Pessoal

Na próxima quinta-feira, dia 18, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) irá colocar na pauta da sessão o julgamento dos embargos do conselheiro Clóvis Barbosa, que questiona a possibilidade de sair ou ficar na Corte para que o conselheiro aposentado Flávio Conceição retorne, ou não. Nesta data, inclusive, a Central Única de Trabalhadores (CUT) fará um protesto sobre o tema na porta do órgão.


A celeuma envolvendo o TCE e seus membros vem ocorrendo após a absolvição de Flávio Conceição no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife-PE, na Operação Navalha. Para relembrar os fatos e envolvidos denunciados pela ação (deflagrada pela Polícia Federal em 2007 para desbaratar esquemas de corrupção relacionados à contratação de obras públicas feitas pelo Governo Federal na época), a CUT vai fazer um ato público em frente ao TCE.


Segundo as informações da CUT, a manifestação tem o intuito de alertar que “a operação não pode terminar em pizza e doce de leite”. Durante a operação da polícia, foi apontado nas investigações que o esquema utilizado pela quadrilha consistia em superfaturar obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


De acordo com a Assessoria de Comunicação do TCE, o processo em si, referente ao retorno do conselheiro aposentado Flávio Conceição, ainda não tem previsão para entrar na pauta da Corte, mas será apreciado nesta quinta apenas o pedido de Clóvis Barbosa.

Relembre
Conforme o JORNAL DA CIDADE acompanha, em março deste ano a 2ª turma do TRF5 manteve a absolvição dos réus relacionados no processo oriundos da Operação Navalha.


Vale relembrar que o processo tramitou na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária de Sergipe, onde a juíza Telma Maria Machado condenou dez acusados a cumprirem penas que variavam entre sete e 27 anos de prisão.


Por sua vez, os réus apelaram à instância superior, ao TRF5, onde fora pedida a nulidade da sentença. Em novembro do ano passado, todos conseguiram com sucesso a questão e em março ficou mantida a absolvição de todos os envolvidos. São eles: Zuleido Soares de Veras, Ricardo Magalhães da Silva, Flávio Conceição de Oliveira Neto, João Alves Neto, José Ivan de Carvalho Paixão, Max José Vasconcelos de Andrade, Gilmar de Melo Mendes, Victor Fonseca Mandarino, Kleber Curvelo Fontes e Sérgio Duarte Leite.