16/08/2019 as 09:35

Política

Dr. Gonzaga mostra preocupação com os casos de sarampo

O vereador alertou os cidadãos aracajuanos para que fiquem atentos à campanha de imunização contra a doença.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dr. Gonzaga mostra preocupação com os casos de sarampoFoto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (MDB), que também é médico, manifestou-se preocupado com os recentes casos de sarampo que estão aparecendo em todo o país e alertou os cidadãos aracajuanos para que fiquem atentos à campanha de imunização contra a doença, especialmente as pessoas que forem viajar para o Norte ou Sudeste do país, que hoje já registram surtos da doença.


“Esta semana também foram registrados dois casos de sarampo no Estado de Sergipe – um no município de Estância e outro em São Cristóvão –, o que acendeu um sinal de alerta nas autoridades de saúde e fez com que a Prefeitura Municipal de Aracaju ampliasse a faixa etária de vacinação contra a doença”, explicou o vereador.


O parlamentar informou que as doses estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS) para a população pertencente à faixa etária de até 39 anos de idade. “O sarampo é uma doença grave, principalmente para gestantes e crianças, além de ser contagiosa e infecciosa”, alertou Dr. Gonzaga, informando que a sua transmissão ocorre por meio de secreções nasofaringes, expelidas ao tossir, espirrar e falar.


Os principais sintomas da doença são febre, manchas avermelhadas, acompanhadas de tosse ou coriza ou conjuntivite. Os casos mais graves podem levar ao óbito. “A vacina é a única maneira de prevenir a doença”, alertou Dr. Gonzaga.