13/09/2019 as 08:47

IRAN QUESTIONA

Alunos e professores convidados para fazer limpeza

Deputado quer saber qual a proposta pedagógica.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) chamou a atenção do Governo de Sergipe sobre o que vem acontecendo nas redes estaduais de ensino. Segundo o parlamentar, a Diretoria Regional (DR01) da Secretaria da Educação convoca funcionários e comunidade para participar do “Dia D” de limpeza da escola e não especifica a forma pedagógica como isso será feito.


Iran Barbosa apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa de Sergipe pedindo informações sobre o projeto colocado pela DR01, que abrande 22 unidades de ensino da região Sul – Arauá, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Pedrinhas, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba. “Para me municiar de dados do projeto ‘Escola Limpa’. Eu liguei para professores, minha assessoria também, e nós percebemos que há um desconhecimento dos professores com relação a isso”, expôs.


De acordo com Iran, a reação vem sendo negativa. “Há por parte dos professores uma insatisfação com esse tipo de iniciativa e isso fundamentou o requerimento. Estamos pedindo informações, como é que esse projeto foi elaborado, quem participou, qual seu conteúdo, saber quais são seus objetivos”, expôs o deputado.

Limpeza todo dia
Conforme registrou Iran Barbosa, educador há mais de 30 anos na sala de aula, há uma preocupação nesse projeto que não foi específico para a ação que irá ocorrer no sábado, dia 14. “Nós não podemos ter a educação e a limpeza da escola pautada num dia. Isso tem que ser uma atividade cotidiana, rotineira, e feita mais de uma vez por dia. A escola é um espaço onde transitam muitas pessoas e exigem limpeza permanente. Segundo, esse tipo de iniciativa, no meu ponto de vista, visa esconder uma realidade dura que nós vivemos nas escolas: a falta de trabalhadores para fazerem os serviços básicos da escola. Porque não tem concurso há muito tempo, porque dos que foram chamados no último concurso muitos abandonaram porque não conseguiam sobreviver com um salário congelado faz sete anos”, criticou.

Limpeza pedagógica
Para Iran, o “Dia D” pode tentar mascar uma realidade nas escolas. “Que é a ausência de trabalhadores para executar essas tarefas. Outra preocupação é a seguinte: nós até podemos ter um projeto na escola que envolva a comunidade escolar como um todo numa atividade dessa natureza, desde que isso seja uma iniciativa da escola, dentro de um contexto pedagógico, um projeto com finalidades e objetivos”, defendeu.


Ainda conforme acrescenta o deputado Iran Barbosa, o importante é envolver os alunos. “O aluno pode aprofundar a noção de higiene, de responsabilidade de preservação de espaço público da escola, mas dentro de projeto e mecanismo acompanhando pela equipe pedagógica. Não assim, caindo de cima para baixo. Como uma coisa episódica, para tirar fotos, aí como uma das orientações. Quer dizer, não é isso que nós queremos”, pontuou.


Por fim, o deputado petista alertou a necessidade de ter concurso público para os servidores que trabalham nas escolas. “Um governo que não está pagando o reajuste do valor do piso salarial do magistério, que congelou o salário dos trabalhadores da educação há sete anos, de repente se acha no direito de convocá-los para fazer a limpeza da escola? É uma distorção profunda. A limpeza é fundamental”, concluiu.

 

 

| Reportagem: Mayusane Matsunae

|| Foto: Jadilson Simões