13/09/2019 as 09:52

VAZA JATO

João Daniel participa de reunião com Dodge

O objetivo do encontro foi cobrar da Procuradoria Geral da República (PGR) uma apuração rigorosa dos crimes revelados pela Vaza Jato.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

João Daniel participa de reunião com Dodge

O deputado federal João Daniel (PT/SE), juntamente com deputados federais e senadores da bancada do Partido dos Trabalhadores e de partidos do campo progressista, participou, na quinta-feira, dia 12, de reunião com a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. O objetivo do encontro foi cobrar da Procuradoria Geral da República (PGR) uma apuração rigorosa dos crimes revelados pela Vaza Jato envolvendo os procuradores que fazem parte da Força Tarefa da Operação Lava Jato, coordenada por Deltan Dallagnol.


Para os parlamentares, os fatos até agora revelados pelo site Intercept Brasil, em publicações jornalísticas também com outros parceiros, deixam clara a atuação política e seletiva da operação, num claro objetivo de atingir a democracia, criminalizando a política, atacando o Partido dos Trabalhadores, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que este estivesse fora do processo eleitoral de 2018, e também visando a obtenção de vantagens pessoais, como mostrou algumas mensagens já divulgadas pela equipe do jornalista Glenn Greenwald.


João Daniel avaliou como bastante positiva a reunião com a procuradora-geral da República e destacou que os parlamentares esperam que nesses últimos dias de mandato de Raquel Dodge à frente da PGR ela possa contribuir com ações no sentido do que foi solicitado pelos deputados e senadores no que se refere à investigação dos atos dos procuradores da Lava Jato. “Porque são fatos graves, gravíssimos para a democracia brasileira”, afirmou o deputado.


Ele também lembrou que o Partido dos Trabalhadores, desde a Constituição de 1988 e quando passou a ter representação no Parlamento federal, sempre lutou para que o país tivesse instituições fortes que respeitassem a nossa Constituição e que valorizassem a Carta Magna e a democracia. “E nessa conversa percebemos que a procuradora está muito bem inteirada de toda a situação que estamos vivendo neste momento no país e vamos aguardar que ela tome as medidas solicitadas”, acrescentou João Daniel.


O líder da bancada do PT na Câmara, Paulo Pimenta (PT/RS), destacou que uma série de representações foi apresentada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), PGR e Supremo Tribunal Federal (STF) relativo à conduta dos procuradores da Operação Lava Jato. Ele observou que elas permitem uma investigação independente do conteúdo das mensagens divulgadas pelo Intercept. Ele anunciou que os parlamentares ingressaram hoje com uma queixa-crime no STF contra a conduta não só dos procuradores, mas também do ex-juiz Sérgio Moro, do episódio que envolveu a interceptação telefônica do ex-presidente Lula, na manipulação seletiva que foi feita da escolha das degravações que foram encaminhadas à época ao ministro Gilmar Mendes, que foi quem tratou da liminar que impediu o presidente Lula de ser empossado como ministro da Casa Civil.


Pimenta ressaltou que esse episódio tem profundas marcas na democracia brasileira e existe um conjunto de indícios que mostra uma ação criminosa e procurador de do juiz para manipular o Supremo. “E esse é um fato muito relevante, pois sem esse episódio talvez o impeachment da presidenta Dilma talvez não tivesse acontecido”, observou, acrescentando que este é o último gesto que a bancada faz, ainda na gestão de Dodge, pedindo uma investigação do Supremo sobre possíveis crimes cometidos pelos procuradores e pelo juiz naquela época, Sérgio Moro.

 

 

| Foto: Alex Ferreira