19/09/2019 as 09:53

Sergipe

Deputado afirma que 'desinvestimento' era visível

Luciano Pimentel (PSB) também demonstrou indignação e acrescentou o “eu avisei”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ainda na discussão sobre o fechamento da sede administrativa da Petrobras em Sergipe, o deputado estadual Luciano Pimentel (PSB) também demonstrou indignação e acrescentou o “eu avisei”. Afinal de contas, o parlamentar já havia alertado que o “desinvestimento” da estatal no Estado seria notório.

Segundo Luciano Pimentel, no mandato passado as questões da Petrobras já estavam sendo abordadas “a cada pronunciamento que eu fazia levantando dados e mostrando o desinvestimento que estava ocorrendo, pois da forma que estava iria desembocar numa situação como esta que hoje apresenta da possibilidade de fechamento, inclusive da sede administrativa”, opinou.

Para o deputado, “por falta de aviso não foi”. “Nós mostramos com dados objetivos esse desinvestimento com a queda na produção. Eu dizia que, naquela época, era uma forma de depois justificar o encerramento das atividades aqui em Sergipe. Eu dizia isso, que a cada ano eles investiam menos e consequentemente ia chegar um ponto de inviável a nossa manutenção pelos custos operacionais e a nossa produção. Mas isso foi uma coisa extremamente planejada. Naquela época, fiz um requerimento convidando o superintendente da Petrobras e não veio”, relembrou Pimentel.

“Não” a cada ida

Em 2019, conforme comentou Pimentel, já ocorreu uma reunião com o deputado Luciano Bispo (MDB), o ex-governador Albano Franco, o ex-deputado José Carlos Machado (DEM) e o deputado Zezinho Sobral para demonstrar a preocupação. “E a cada ida nossa à Petrobras saíamos de lá com ‘não’. De que iria ter investimento, estava previsto no Campo de Camópolis a recuperação... Quando é agora, recebemos essa notícia. Um caos para a economia de Sergipe”, registrou.

De acordo com Pimentel, é necessário conclamar, mais uma vez, a união de todos. “Talvez só se unam no momento da crise que é agora. Sergipe tem três senadores e São Paulo também, o mesmo peso. Será que os senadores de Sergipe e deputados federais junto com Governo do Estado, sociedade civil, Assembleia... Todos unidos para que essa decisão seja revista e mantenha suas atividades e continue investindo”, concluiu.

Mobilização

Amanhã, a partir das 7h, o Sindipetro, junto com outros movimentos sindicais, vai fazer um ato unificado em frente à Petrobras – na Rua Acre, em Aracaju. A mobilização será contra o fechamento da estatal em Sergipe, a privatização das empresas estatais e a Reforma da Previdência.

 

 

| Reportagem: Mayusane Matsunae

|| Foto: Jadilson Simões