20/09/2019 as 12:36

CASO EVANDO FRANCA

“Tem alguém aí que não quer que eu entre na Câmara”, diz Emmanuel Nascimento

Suplente momentâneo do vereador Evando Franca, o ex-vereador é ciente da sua condição e afirma que não ingressará na Justiça

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na manhã desta sexta-feira, 20, o ex-vereador por Aracaju, Emmanuel Nascimento (PT), recebeu a equipe de Reportagem do JC em seu apartamento para se manifestar sobre as últimas notícias na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) com relação ao afastamento do parlamentar Evando Franca (PSD).

A polêmica surgiu após matéria do JC sobre ausência de parlamentares na CMA. Na reportagem, o assunto das licenças de Evando veio à tona e o vereador Elber Batalha (PSB) cobrou da mesa diretora um posicionamento quanto à convocação do suplente, que, neste momento, se trata do ex-vereador Emmanuel Nascimento (PT).

“Eu não sei nada do que acontece na Câmara. Eu era um político e sobrevivia da política e quando eu perdi a eleição eu fui dar aula, pois precisava sobreviver. Eu passo o dia dando aula ou corrigindo teste. Eu vim passar a saber disso agora com o discurso do vereador Elber Batalha”, afirma Emmanuel, que viu o dia de seu aniversário, nesta quinta-feira, 19, se transformar numa enxurrada de ligações para falar sobre o caso.

A primeira licença protocolada pelo vereador Evando Franca foi de 45 dias e, a segunda, protocolada em 15 de agosto, foi de 120 dias. Portanto, pelo regimento interno da Casa, a suplência não é acionada neste caso.

Para que Emmanuel assumisse o lugar de Evando Franca seria necessário um dia a mais de licença por parte do parlamentar, neste caso, 121 dias de afastamento. Apesar disso, Emmanuel é ciente da sua condição.

“É preciso que a gente entenda que eu perdi a eleição. Eu não sou vereador, sou terceiro suplente. E como é que foi a coligação? A coligação elegeu cinco vereadores. O primeiro suplente era Zé Valter, que é do PSD, o segundo suplente é Camilo, que é do PT e o terceiro sou eu. Ou seja, o suplente não sou eu. Eu posso ser um suplente temporário. Mas, tem alguém aí que não quer eu entre na Câmara”, alerta o ex-vereador.

Ele acrescenta que o próprio Evando Franca já passou por situação semelhante na Câmara. “Evando Franca passou quatro meses na Câmara, lá na década de 80, quando um vereador adoeceu e saiu mais de 120 dias. Ele já passou isso na Câmara. Eu não sei o que está acontecendo”, disse.

Questionado sobre a sua relação com o prefeito Edvaldo Nogueira, Emmanuel é rápido na resposta: ”eu nunca tive problema com Edvaldo. Eu fui líder de Edvaldo na Câmara como é que eu teria problema com ele? Tenho uma boa relação com ele. Só que ele é prefeito e eu sou uma pessoa comum. Encontro com Edvaldo quando vou em uma atividade e ele me trata muito bem. Eu sei que tem alguém contra, mas quem é eu não sei”.

Por último, Emmanuel Nascimento garantiu que não tomará nenhuma atitude jurídica para o caso e que aguardará o desfecho da situação trabalhando normalmente.

“Estou aqui tranquilo e não tomarei nenhuma posição jurídica. Não farei isso. No dia que a Câmara precisar de mim, eu estou à disposição do povo de Aracaju. Uns dizem, vá para Justiça questionar a licença. Isso eu não vou fazer! Eu vou esperar a eleição e ser candidato, mas serei candidato se eu puder ganhar, porque a eleição passada não era para eu ganhar”, finaliza Emmanuel.

|Reportagem: da Redação do JC

|| Foto: André Moreira