14/10/2019 as 08:28

ENTREVISTA/HILDA RIBEIRO

“Estamos pagando antecipado”

Chegando ao comando da Prefeitura do município de Lagarto em um momento conturbado e delicado, a jovem Hilda Ribeiro afirma que tem conseguido, em pouco tempo, implementar mudanças na administração municipal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Chegando ao comando da Prefeitura do município de Lagarto em um momento conturbado e delicado – o afastamento do prefeito Valmir Monteiro, acusado de improbidade administrativa – a jovem Hilda Ribeiro afirma que tem conseguido, em pouco tempo, implementar mudanças na administração municipal. Ela garante que seus projetos são voltados para o bem da população, tanto que até vereadores da oposição estariam votando favoravelmente a eles. A gestora ainda afirma que concedeu o maior reajuste salarial aos professores da rede municipal. Ainda na conversa com o JC, ela evitou falar sobre a disputa eleitoral do próximo ano, quando ela deve tentar permanecer no cargo. 

JORNAL DA CIDADE - O que a senhora pretende realizar no exercício do mandato, em se tratando de obras?
Hilda Ribeiro - Já estamos realizando, que é a principal delas, recuperar as ruas e avenidas do nosso município. Iniciamos o maior tapa-buracos que Lagarto já viu, com 1.600 toneladas de asfalto investidas só para isso, além dos mais de R$ 6 milhões para obras de pavimentação asfáltica na sede e em povoados. É bom destacar que nosso trabalho, por mais pouco tempo que tenha, já entregou resultados, como a inauguração que fizemos do Centro Especializado em Reabilitação, o CER III, um prédio muito grande e importante para a saúde das pessoas com deficiência. E já estamos colocando em prática uma grande revitalização de Lagarto. Instalamos nova iluminação LED e estamos tocando obras de reformas de praças, como a da Filomeno Hora, que representa um grande projeto de modernidade e paisagismo para o município. Não posso esquecer de citar que já está bem encaminhado o projeto para a construção da Orla da Barragem, que terá seus recursos garantidos através de emendas do deputado federal Gustinho Ribeiro. Será uma grande obra do ponto de vista turístico para Lagarto e para toda a região Centro-Sul.

JC - Os salários dos servidores estão em dia?
HR - Esse é um dos principais pontos positivos da nossa gestão, que é manter o salário dos servidores em dia. Na verdade, estamos fazendo mais. Estamos pagando antecipado. Dez dias antes do fim do mês os servidores da Prefeitura de Lagarto já estão com seus salários na conta. Isso representa uma grande valorização do funcionário público e uma injeção na economia do município.

JC - Quais os principais problemas de Lagarto e as soluções que a senhora tem para eles?
HR - Claro que um município como Lagarto, com mais de cem mil habitantes e um polo regional, convive com problemas diariamente. Eu destacaria que o problema de infraestrutura é o principal deles, porque Lagarto vem crescendo, mas necessita de uma política que foque em seu desenvolvimento. E é o que estamos fazendo. Primeiro resolvendo os problemas de infraestrutura urbana, que são as ruas e avenidas, como já citei, e projetando obras importantes para a expansão do município, como a Nova Entrada de Lagarto, que já estamos construindo, que melhorará o trânsito para quem acessa o centro ou para quem segue para os outros municípios. A obra trará desenvolvimento e abrirá oportunidade de crescimento numa nova região. Temos que pensar o município deste jeito: sempre para crescer, desenvolver, expandir. Lagarto é grande e merece ter esse tratamento.

JC - Como está o relacionamento com a Câmara Municipal?
HR - Temos a grande maioria como aliados, mas mesmo os vereadores da oposição estão votando conosco em projetos que enviamos à Câmara, o que mostra nossa excelente relação com a Casa. São projetos que realmente são de benefício para a população, como a criação da Renda Cidadã, um benefício de R$ 110 para mil famílias, e do Mais na Mesa, que é o benefício da cesta básica para famílias carentes - ambos já aprovados.

JC - Mais algum projeto importante que tramitou na Câmara?
HR - Enviamos recentemente um projeto de lei extremamente importante no que se refere a tributos e taxas, a exemplo dos mototaxistas, que ficarão isentos de impostos, tendo apenas o alvará de regularização do trabalho deles como custo, o que caiu pela metade os gastos dele anualmente para poder trabalhar. Os motoristas de táxis, caminhonetes, vans e micro-ônibus também terão seus impostos reduzidos entre 9 e 36%. Nesse projeto também isentamos de impostos as vaquejadas, consideradas em lei como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Imaterial; o IPTU para imóveis que vierem a ser reconhecidos como pertencente a famílias de baixa renda; o IPTU de lotes de loteamentos urbanos pelo prazo de até dois anos após a expedição do “habite-se” ou cinco anos do alvará; e isenção de taxas de localização e funcionamento, os alvarás, para atividades de baixo risco.

JC - Como estão a Saúde e a Educação do município?
HR - Seguem o mesmo ritmo de obras: sendo transformadas. Estamos tratando as duas áreas com mais humanização. Primeiro entregamos aos professores o maior reajuste salarial que um gestor já deu à categoria em Lagarto. Agora, estamos fazendo algo especial com a merenda escolar dos nossos alunos, utilizando apenas alimentação saudável e adquirindo metade dela diretamente da agricultura familiar de Lagarto, investindo também nessa área, gerando mais renda para os produtores. Levamos para diversas escolas uma ação de revitalização das unidades escolares, fazendo reformas e reparos para dar qualidade para servidores e estudantes. Um ambiente escolar limpo, renovado, bonito faz diferença para nossas crianças. Na saúde eu destaco a contratação de médicos que realizamos, ampliando o número de atendimentos, e a aquisição de medicamentos, deixando abastecidos todas as farmácias e postos de saúde, acabando de vez com a falta de remédios. Hoje, Lagarto vive outra realidade em se tratando de saúde. Não existe mais a política de saúde coronelista, em que só são atendidos pessoas de um grupo específico. Hoje, temos saúde humanizada para toda a população.

JC - Lagarto é um município violento? Por quê?
HR - O número de homicídios no nosso município caiu muito, como mostraram os últimos levantamentos, mas mesmo assim não é motivo para relaxar. Hoje, a Prefeitura de Lagarto tem a Guarda Municipal, que tem grande contribuição na segurança do município, realizando diversas ações, prisões e apreensões em flagrante. A população tem grande respeito pelo trabalho dos nossos guardiões. Esse trabalho é fruto da valorização que damos a esses guerreiros.

JC - A senhora pretende disputar a reeleição em 2020? Por quê?
HR - Agora é hora de trabalhar ainda mais por Lagarto. Especulação sobre possíveis candidaturas é desviar o foco das reais necessidades do povo. O que eu quero é me concentrar exclusivamente nas necessidades e desafios que temos pela frente para melhorar a qualidade de vida do nosso povo.

 

 

 

| Repórter: Max Augusto

|| Foto: Divulgação