14/11/2019 as 09:27

Na Câmara

Dr. Gonzaga ressalta importância das vacinas

O parlamentar reforçou a importância da vacina na prevenção de doenças infecciosas graves que podem matar, especialmente, nos casos das crianças

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O vereador Dr. Gonzaga (MDB), usou a Tribuna da Casa Legislativa para se manifestar sobre as recentes notas veiculadas nas mídias sociais e na imprensa em geral sobre um movimento denominado antivacinas. O parlamentar reforçou a importância da vacina na prevenção de doenças infecciosas graves que podem matar, especialmente, nos casos das crianças.

                                                      

Dr. Gonzaga citou uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estima que as vacinas previnam quase 6 milhões de mortes no mundo por ano, mas, apesar disso, o número de pessoas vacinadas nas campanhas nacionais tem ficado abaixo da meta. “Isso se dá em parte por causa de movimentos desse tipo, baseado em estudos falsos, que tem assustado muitos pais, a ponto de deixar de vacinar os filhos, o que é muito grave e preocupante”, lamentou.

Ainda de acordo a OMS, a falta de vacinação ameaça reverter o progresso feito no combate a doenças evitáveis por vacinação, como é o caso do sarampo. A imunização ocorre pelo efeito rebanho, ou seja, quanto mais pessoas forem imunizadas, menor o risco da doença se propagar.


O vereador lembrou estudos que demonstram que a vacinação é comprovadamente a maneira mais eficaz de prevenir doenças. O Brasil, segundo ele, tem evoluído nos últimos anos nessa área, especialmente com a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 1973, que facilitou o acesso da população às vacinas.


A política brasileira de vacinação tem servido de exemplo para todo o mundo, pela sua eficácia em erradicar de nosso território certas doenças. “Atualmente estão sendo incorporadas algumas vacinas no calendário das obrigatórias, tais como as da hepatite, que certamente, no futuro, farão com que as necessidades de tratamento e transplantes sejam consideravelmente reduzidas”, comemorou Dr. Gonzaga, apelando para a população para não deixar de se vacinar, principalmente as crianças e os idosos.