14/11/2019 as 09:43

ZEZINHO SOBRAL

"Podemos não querer ser de direita ou de esquerda"

Partido estuda apresentar dez candidatos a prefeituras no interior

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Zezinho Sobral, deputado estadual e presidente do diretório estadual do Podemos, revelou que há um indicativo da executiva nacional para apresentar candidato propenso a disputar a Prefeitura de Aracaju na eleição do próximo ano. Já no âmbito do interior do estado, a sigla deverá ter mais de dez interessados em compor a chapa majoritária dos municípios.

De acordo com o presidente do Podemos, a orientação é da direção nacional, mas ainda será analisada a construção. “É uma sugestão. Todos os estados foram cobrados nesse sentido e devemos apresentar essa proposta também”, acrescentou.

A informação passada por Zezinho foi feita logo após ter ocorrido a reunião do planejamento estratégico do partido para o biênio 2019-2020 “com o objetivo de duplicar o número de prefeitos e vereadores para a eleição de 2020”. “O partido tem se organizado sistematicamente sobre uma ótica política, evitando essa discussão ideológica direita ou esquerda, mas sobre uma ótica de resultado de lisura. Vamos primar a filiação de gente com o não envolvimento na área de corrupção. Tudo isso tem sido debatido, levando em consideração como meta do partido”, explicou.

Posição na eleição
Segundo Zezinho, outro ponto que ficou definido na reunião é que o Podemos não irá ser nem de direita, nem de esquerda. “O partido vai sugerir à sociedade, mais uma vez, o comportamento de que não há o que se discutir partido de forma ideológica e emocional. Nós temos que discutir sob a forma da ética, carência, dos resultados. De quem apresenta efetivamente um ganho para sociedade”, expôs.

Por falar nisso, em razão dessa medida, o Podemos não tem definição nenhuma de candidato em Aracaju. “Temos uma chapa interessante de vereadores. Estamos construindo essa chapa de candidatos que ainda não tenham mandatos, pelo menos por enquanto. E, também, estamos estudando a questão majoritária de como iremos nos comportar. Quem planeja, executa da forma melhor”, pontuou.

Caso o Podemos não tenha candidato majoritário em Aracaju, o presidente do Podemos assegurou que pode ser pensado uma abertura para coligações de majoritária.

Candidatos
Atualmente, em Sergipe, o Podemos conta com dois representantes na Assembleia Legislativa, Zezinho Sobral e Diná Almeida, além de uma deputada estadual suplente, Gracinha Garcez. A legenda possui, ainda, dois prefeitos e 22 vereadores. No total, já são 6.553 filiados no estado.

Mas, para disputar o pleito no próximo ano, Zezinho Sobral disse que há alguns nomes cotados nos municípios. “Como o Astrogildo da Farmácia, em Capela; Gracinha Garcez, em Itaporanga. Aguardamos a definição de Jean, de Feira Nova; Professor Maicon, de Santo Amaro; Bernardo, em Arauá; Renatinho, em Propriá, Hélio Sobral, em Japaratuba; Ivan Rosa, de Poço Redondo, Augustinho Antunes, de Neópolis, Marquinhos Mascarenhas, de Siriri, Pedro Bala, de Pacatuba. Torcemos para ter candidaturas em Gararu, Cumbe e outros municípios”, contou.