20/11/2019 as 08:31

PROJETOS DO GOVERNO

"É enterrar a educação de Sergipe", afirma Iran Barbosa

Projetos foram lidos na sessão da última segunda-feira e já começaram a tramitar na Casa Legislativa para avaliação e votação dos deputados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) encaminhou dois projetos de lei para a Assembleia Legislativa que vão interferir diretamente a carreira do magistério, no que diz respeito a remuneração e jornada de trabalho. “É realmente enterrar a Educação do Estado de Sergipe”, opina o deputado estadual Iran Barbosa (PT).

Os projetos foram lidos na sessão da última segunda-feira, dia 18, e já começaram a tramitar na Casa Legislativa para avaliação e votação dos deputados. Segundo Iran Barbosa, são dois projetos que alteram e revogam dispositivos tanto do Estatuto do Magistério quanto do Plano de Carreira e Remuneração. “Os dispositivos que alteram são para nós muito caros. Dispositivos que foram conquistas para que nós conseguíssemos valorizar um pouco mais nossa carreira”, expôs o parlamentar que também é professor.

Iran Barbosa explicou que a proposta é alterar regras para a aposentadoria. “Dificultando que nós possamos levar para nossa aposentadoria direitos que nós temos durante a nossa carreira, como é o caso da regência de classe, da atividade pedagógica e da dedicação exclusiva. Ele cria dificuldades, amplia o nível de dificuldades para que nós possamos incorporar esses direitos para levar para nossa aposentadoria”, disse, acrescentando que os projetos atacam direitos conquistados desde 1994.

“Sergipe foi pioneiro nisso. Hoje há regulamentação federal da lei do piso que é a garantia de redução da jornada da sala de aula, só aqui nós conseguimos fazer isso em função do tempo de serviço que temos. A nossa jornada definitiva vai sendo reduzida, ele está revogando esse direito e está retirando direitos importantes da nossa carreira”, registrou Iran Barbosa.

Dessa maneira, o deputado Iran Barbosa clama para que a Assembleia rejeite os projetos. “Porque num ano que não teve reajuste, nenhuma melhoria na condição do trabalho do professor e você encerrar o ano retirando direitos é realmente para enterrar a Educação do Estado de Sergipe”, criticou.

 

 

| Reportagem: Mayusane Matsunae

|| Foto: Jadilson Simões