07/01/2020 as 09:07

Alese

Deputados de SE apoiam propostas da presidência

Maioria dos parlamentares votou favoravelmente ao governo Bolsonaro

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O presidente Jair Bolsonaro conta hoje com uma razoável base de apoio entre os deputados federais eleitos por Sergipe. Dos oito parlamentares, seis votaram favoravelmente a mais de 50% dos projetos enviados pelo Executivo à Câmara Federal. Além disso, metade da bancada sergipana foi favorável a mais de 90% dos textos encaminhados por Bolsonaro à apreciação do Congresso Nacional. Os dados estão disponíveis no portal Parlametria, uma iniciativa que coleta e analisa dados da Câmara dos Deputados e Senado Federal.


Na Câmara, os quatro representantes dos sergipanos que mais se identificaram com as propostas do presidente foram Bosco Costa (PL), Gustinho Ribeiro (PL), Laércio Oliveira (PP) e Fábio Reis (MDB). Bosco e Gustinho registraram um índice de aderência às propostas do governo de 93%.


Bosco não seguiu o governo em sete propostas, foi liberado em nove e faltou a 22 votações. Já Gustinho seguiu a presidência 96 vezes, não seguiu em sete, foi liberado em cinco e anotou 24 faltas.
Laércio e Reis apresentaram 92% de aderência, sendo que Laércio seguiu a orientação do líder do governo em 77 propostas, não seguiu em sete, foi liberado em cinco e faltou a 43. Reis seguiu o governo em 92 propostas, não seguiu em oito, foi liberado em outras oito e faltou a 43 votações.

Aderência parcial
Pode-se dizer que Fábio Mitidieri e Valdevan Noventa registraram uma aderência parcial às propostas bolsonaristas. Mitidieri votou de acordo com o governo em 68% das vezes (foi favorável a 51 propostas, contrário a 24, liberado em oito e faltou a 49). Já Valdevan ficou com a aderência um pouco menor: 53%. Ele seguiu o governo em 39 propostas, não seguiu em 35, foi liberado em cinco e faltou a 53 sessões.

Oposição
Analisando o posicionamento nas votações, apenas dois deputados eleitos por Sergipe mostraram-se dispostos a realizar uma oposição mais forte ao atual presidente. Fábio Henrique (PDT) teve aderência de 25% e João Daniel 17%. Fábio apoiou as propostas governistas 28 vezes, tendo sido contra 85 delas, liberado em sete e ausente em 12. João Daniel acompanhou Bolsonaro em apenas 19 votações no legislativo, tendo votado de forma contrária em 90 projetos, liberado em sete e faltado a 16 sessões.

Partidos
Ainda acompanhando a votação dos deputados 513 deputados federais, o Parlametria registrou as siglas que foram mais simpáticas às propostas enviadas por Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados no ano de 2019: Podemos (92%) e Patriota (90%) foram os partidos que mais aderiram. Entre as 13 as legendas que tiveram mais de 50% de aderência às matérias governistas estão as de três sergipanos: o MDB (77%) de Fábio Reis, o PSD (74%) de Fábio Mitidieri e o PP (67%) de Laércio Oliveira.

Parlametria
O levantamento, que analisou a aderência dos parlamentares às proposituras da presidência, está disponível no portal “Parlametria”, uma plataforma que coleta e analisa dados da Câmara dos Deputados e Senado Federal. A iniciativa é realizada pela Universidade Federal de Campina Grande, juntamente com as ONGs Dado Capital e Open Knowledge Brasil.
O Parlametria comparou o voto parlamentar - “sim”, “não” ou abstenção - com a orientação dada pelo governo em relação a cada votação, mostrando o índice de alinhamento, isto é, o quanto os votos dos parlamentares acompanha ou não a indicação dada pela liderança do Governo na Câmara ou no Senado.