14/01/2020 as 10:17
FevereiroEsse número representa mais da metade dos parlamentares da capital sergipana
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Quando fevereiro chegar, embalados pelo Carnaval, muitos políticos vão cair na dança – das cadeiras. Entre eles estão 13 vereadores da Câmara Municipal de Aracaju, que estão de olho na janela partidária, discutindo suas filiações a novos partidos. Esse número representa mais da metade dos parlamentares da capital sergipana. A reportagem do JORNAL DA CIDADE apurou que o período é de muita movimentação e conversa de bastidores.
A janela começa no dia 5 de março e segue até o 3 de abril e será também uma oportunidade para a “arrumação” nos partidos. Isso porque este ano não haverá coligações proporcionais, por isso os parlamentares estão fazendo seus cálculos políticos, analisando qual sigla oferece melhores possibilidades eleitorais.
A reportagem apurou que os 11 vereadores citados abaixo têm mantido conversas intensas no sentido de buscar uma nova agremiação partidária: Zezinho do Bugio, Bigode, Dr. Gonzaga, Isaac, Seu Marcos, Anderson de Tuca, Manoel Marcos, Thiaguinho Batalha, Vinícius Porto, Lucas Aribé e Palhaço Soneca. Há ainda os vereadores Cabo Didi e Fábio Meireles, que estão sem partido e têm até abril para escolher um.
Por outro lado, dirigentes partidários e alguns aliados gastam a lábia para tentar convencer a maior parte destes políticos com mandato a permanecerem onde estão.
Janela partidária
O Tribunal Superior Eleitoral já divulgou o calendário eleitoral deste ano, onde consta que no período de dia 5 de março a 3 de abril estará em vigor a chamada janela partidária, período em que os vereadores poderão deixar as siglas às quais estão filiados sem perder o mandato.
O calendário também aponta que 4 de abril (seis meses antes do dia da eleição) é o prazo final para a filiação partidária daqueles que desejam participar do pleito eleitoral de 2020.