16/01/2020 as 16:41

Irã e EUA

Especialista acredita que crise diplomática pode impactar no Brasil

De acordo com ANP, o preço do combustível sofreu uma sequência de dez aumentos consecutivos. Apenas na última semana que parou de aumentar

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Qassem Soleimani, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã e um dos homens mais poderosos daquele país, morreu após um ataque dos Estados Unidos no último dia 2, em Bagdá, no Iraque. O Irã reagiu na noite do dia 7, disparando uma série de mísseis contra duas bases aéreas no Iraque onde tropas dos EUA estavam posicionadas. Como esse cenário de hostilidade entre a América do Norte e o Oriente Médio impacta a vida no Brasil?


Assim como bom brasileiro, o sergipano vem sentindo no bolso o efeito do que vem acontecendo. “Aquela região do Golfo Pérsico produz cerca de 20% de petróleo usado no mundo e isso acaba ocasionando efeito no Brasil. Com o aumento das hostilidades entre EUA e Irã, é natural que o valor dos produtos derivados do petróleo cresça um pouco também por aqui. Já houve um aumento no preço do combustível nas últimas semanas. Acredito que o impacto no nosso País seja somente econômico”, avalia o professor de Direito Internacional e Constitucional da Universidade Tiradentes, Nelson Teodomiro.

De acordo com um levantamento publicado pelo portal G1, o preço da gasolina ficou estável apenas na última semana, quando interrompeu uma sequência de dez aumentos consecutivos, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis –ANP. Conforme o levantamento, o valor médio da gasolina por litro permaneceu em R$ 4,558.

O empresário Pedro Reis percebeu a diferença. “Antes do ataque ao Irã, não somente o combustível, mas alguns itens de material plástico, derivados do petróleo, estavam com um preço diferente do que hoje. Estão bem mais caros. Isso me preocupa.. até onde vamos chegar?”, indaga.

Para o professor da Unit, essa questão ainda não está esclarecida. A tendência é que se resolva por diplomacia. “O governo brasileiro está cauteloso. Agora nos resta aguardar para que nos próximos dias tudo se resolva com diplomacia, afinal guerra gera guerra e hostilidade. E todo esse cenário se torna ruim para os países que dependem economicamente do petróleo”, conclui Nelson Teodomiro.
Mas será que essa tensão desencadeada entre os EUA e Irã, após a execução do general iraniano Qasem Soleimani, pode vingar em uma 3ª Guerra Mundial? O especialista prefere chamar de uma 2ª Guerra Fria.

“Isso devido aos acontecimentos de muitos anos atrás e que se intensificaram nos últimos dias. Para se ter ideia, da década de 50 para cá, os EUA e Irã nunca tiveram uma relação amistosa. Foram muitas sanções políticas e econômicas, que tornaram a relação estremecida por natureza. Com o assassinato do líder do Irã, após os EUA assumirem o ataque, aí é que enfraqueceu de vez. O Irã acabou revidando com disparo de mísseis às bases dos EUA no Iraque”, relembra Nelson Teodomiro.

Contexto


De acordo com o El PAÍS Brasil, desde que o general iraniano Qasem Soleimani foi morto por um ataque de míssil norte americano no último dia 2, o Brasil se posicionou com neutralidade, quando o presidente Bolsonaro informou que não se envolveria nesta situação do Oriente Médio. Depois ele próprio deu declarações de apoio aos Estados Unidos.

Por fim, o Itamaraty publicou a nota: “Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo”.

|Por Raquel Passos com informações do El PAIS Brasil e G1