20/01/2020 as 09:00

Eduardo Amorim

‘Estou à disposição do bloco de Valmir de Francisquinho’

Eduardo não vê chances de uma parceria com sua ex-aliada, Maria Mendonça, e já começa a pensar no que fazer por Itabaiana nos próximos anos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Depois de ser secretário de Estado da Saúde, ter sido eleito em 2006 o deputado federal mais votado e vencido a eleição para o Senado em 2010 como o senador mais votado ada história de Sergipe, até aquele momento, Eduardo Amorim viveu um 2019 de reflexão e dedicação à profissão, a Medicina, após ter perdido a eleição para governador do Estado, em 2018.

Agora, após analisar o cenário político estadual, Amorim lança seu nome como pré-candidato a prefeito de Itabaiana, sua terra natal, e está decidido a reunir em torno do seu nome o apoio do atual prefeito, Valmir de Francisquinho. Eduardo não vê chances de uma parceria com sua ex-aliada, Maria Mendonça, e já começa a pensar no que fazer por Itabaiana nos próximos anos.

JORNAL DA CIDADE – Em 2019 o senhor voltou a atuar na Medicina e diminuiu suas atividades políticas. Inclusive, concedeu poucas entrevistas. Por que isso aconteceu?
EDUARDO AMORIM - Foi um ano diferente. Em 2019 tirei um período para reflexão, onde pude pensar, repensar, tomar atitudes e agir. Embora tenha sido menos midiático, não fiquei quieto. Retornei à medicina e consegui fazer mudanças necessárias por onde passei, seja no Centro Cirúrgico, na forma de trabalhar com os colegas. Posso dizer que foi um dos anos mais importantes da minha vida, o que tive mais aprendizado. Na política, deixei de aparecer na imprensa, mas continuei atuando nos bastidores e cuidando dos interesses do partido, o PSDB.

JC – Sua experiência política atrapalhou na atuação médica?
EA – A experiência política possibilita uma visão e uma conduta diferenciadas, especialmente no modo de lidar com os pacientes. Além disso, passei a ter um olhar que me permite identificar as necessidades e buscar melhorias no ambiente de trabalho.

JC – É possível atuar na Medicina e na política ao mesmo tempo?
EA – Sim. No Hospital de Cirurgia, por exemplo, onde participo de cirurgias cardíacas, me coloquei à disposição da interventora para ajudar na busca de recursos para a modernização da unidade, o que beneficia pacientes e profissionais. Ela viu a importância disso e fomos à Brasília solicitar aos parlamentares de Sergipe que destinem emendas para o Cirurgia, uma instituição histórica que presta relevantes serviços aos sergipanos.

JC – O senhor costuma dizer que a medicina e a política são missões. O que diferencia uma da outra?
EA – O modo de executar cada uma. Na política, a gente pode ajudar muitos de uma vez só, destinando emendas para a Saúde, Educação, Cultura, execução de obras, aquisição de máquinas e veículos, entre outros benefícios. Tanto é que durante os mandatos de deputado federal e senador consegui destinar recursos para todos os municípios sergipanos. Já na Medicina atendemos um de cada vez, ou seja, cuidamos da dor individual de cada um. Mas tanto na política como na Medicina o objetivo é o mesmo: fazer o bem ao próximo. Disso não abro mão.

JC – Mudando agora para a política, como o PSDB está se organizando para o pleito eleitoral de 2020?
EA – O PSDB Sergipe segue discutindo internamente com seus filiados as eleições municipais deste ano. Estamos analisando cidade por cidade e só depois definiremos em quais delas vamos disputar as prefeituras e/ou buscar composições. Também estamos discutindo as pré-candidaturas para os cargos de vereador. Tudo está sendo feito visando o fortalecimento do PSDB em Sergipe.

JC – Em Aracaju, o PSDB terá pré-candidatura própria ou vai fazer composição com outro partido?
EA – Estamos avaliando. Continuamos conversando com outros partidos e debatendo os cenários e, no momento oportuno, tomaremos uma decisão seguindo o desejo da maioria dos filiados em relação ao pleito de 2020 na capital.

JC - A sua pré-candidatura à Prefeitura de Itabaiana é para valer?
EA – Com toda certeza. Coloquei o meu nome à disposição do prefeito Valmir de Francisquinho e do nosso bloco. Sou filho de Itabaiana e estou preparado para esta nova missão.

wJC – Analisando os mandatos que já exerceu, o que o qualifica para ser pré-candidato em Itabaiana?
EA – Enquanto estive no Congresso Nacional trabalhei em prol do desenvolvimento de Itabaiana. Foram mais de R$ 45 milhões destinados via emenda. Muito do que foi feito no município teve a nossa mão, especialmente na atual gestão. Eu e Valmir percorremos diversas vezes os gabinetes dos ministérios, em Brasília, buscando recursos para atender as necessidades de Itabaiana. Eu sei como buscar recursos para que o município se desenvolva. Minha experiência de 12 anos no Congresso me credencia para isso. Eu e Valmir formamos uma dupla que sempre buscou o melhor para os itabaianenses.
wJC – Já conversou com Valmir sobre a possibilidade de seu nome vir a ser o escolhido pelo bloco e não o de Adailton Sousa?
EA – Sinceramente ainda não. Mas acredito que o nosso bloco político está com dois excelentes nomes. Adailton também é uma pessoa capaz e preparada para disputar a eleição deste ano.

wJC – Existe a possibilidade do senhor se lançar candidato com o apoio do bloco de Maria Mendonça?
EA – Não. Respeito aa família Teles de Mendonça, mas hoje faço parte do bloco político que é liderado pelo prefeito Valmir de Francisquinho.

wJC – Já tem pensado em como administrar Itabaiana caso seu nome se confirme como candidato do grupo de Valmir?
EA – Como em toda eleição que eu participo, eu sempre me preparo, e agora não será diferente. Mas já estamos pensando em como valorizar ainda mais o comércio local. Itabaiana é conhecida nacionalmente como cidade de povo trabalhador, então o nosso comércio precisa ser ainda mais valorizado. Tanto o grande quanto o pequeno empresário deve ser. A prefeitura precisa ser uma parceira do comerciante.

wJC – Em uma possível gestão de Eduardo Amorim, Valmir teria participação?
EA – Não se dispensa a experiência de Valmir numa gestão! Valmir é uma peça fundamental. Um gestor que está transformando Itabaiana para a melhor e elevando o município a outro patamar de desenvolvimento. Conto com Valmir numa possível gestão para dar continuidade a esse trabalho. Valmir é meu amigo, aliado e seguiremos sempre juntos. Não abro mão disso. Além dele, tenho certeza que poderei contar com o apoio do povo trabalhador de Itabaiana. Valorizar e reconhecer o esforço de todos que fazem parte da gestão de Valmir no futuro, é fundamental.

wJC – Quando o senhor fala em contar com o povo trabalhador de Itabaiana isso vale também para o secretariado?
EA – Vale sim. Itabaiana tem gente capacitada, é diferenciada. Por isso, caso seja escolhido pelo nosso bloco e pelo povo de Itabaiana, vou valorizar a prata da casa na montagem da equipe. A prioridade será de quem é da terra.