11/02/2020 as 13:54

EXPLICAÇÃO POLÍTICA

Ministro da Educação diz que Enem foi alvo de "chuva de fake news"

Weintraub esteve na Comissão de Educação do Senado parta explicar problema no Enem

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta terça-feira, 11, o ministro da Educação, Abraham Weintraub esteve na Comissão de Educação do Senado Feral para explicar o problema na divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas palavras do ministro, o exame este ano foi alvo de “chuva de fake news”.

Aos senadores, Weintraub disse que o erro se deu na gráfica na hora da impressão. Para ele, o mesmo problema pode ter acontecido em outras edições do Enem sem que ninguém ficasse sabendo. “Não dá pra afirmar [sobre ter acontecido o mesmo erro no passado] nem que sim, nem que não, mas esse tipo de processo pode ter acontecido no passado."

Segundo o ministro, ao interagir com internautas logo após a divulgação do resultado do Exame, ele mesmo percebeu que havia uma inconsistência no segundo dia de prova e alertou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os erros, ressaltou o ministro, foram corrigidos antes da abertura das inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Weintraub afirmou que todos os gabaritos dos mais de 5 milhões de inscritos foram checados e rechecados várias vezes utilizando os quatro gabaritos existentes e que, por isso, nenhum estudante foi prejudicado.

 

 

|Fonte: Agência Brasil
||Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil