18/02/2020 as 10:02

BANESE

Prefeitos querem barrar fechamento de agências

Gestores municipais ameaçam até retirar a folha de pagamento do Banese

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitos querem barrar fechamento de agênciasDivulgação

Após reunião com 15 prefeitos, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) decidiu que irá lutar para manter as agências bancárias do Banco do Estado de Sergipe (Banese) nos municípios. Na oportunidade, os gestores definiram que devem procurar o presidente do órgão para buscar reais esclarecimentos e, dessa maneira, evitar medidas bruscas – como a mudança de bandeira para pagamento das respectivas folhas de pessoal.

O encontro estabelecido pela Fames foi para tratar de uma medida anunciada pelo Banese com relação a uma reestruturação das agências bancárias em municípios sergipanos a partir do dia 13 de março, conforme o JORNAL DA CIDADE vem acompanhando. Em nota encaminhada, a assessoria do banco assegura que “não fechará nenhuma agência bancária no interior do Estado”.

Contudo, de acordo com o presidente da Fames, Christiano Cavalcante, a medida adotada pela direção do Banese é “um fechamento disfarçado”. “Já deliberamos a decisão que iremos tomar. Vamos conversar com o presidente do Banese, Fernando Mota e passar para ele qual decisão nós vamos tomar, caso isso não seja revertido”, registra, acrescentando que a reunião ficou marcada para a próxima quarta-feira, dia 19.

 

Folha de pagamento

Sobre a afirmação do presidente da Fames, o coro é reforçado pelo prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento Santos (MDB). “O município carece de apoio e fortalecimento da economia local. A retirada da agência, a única que temos, representa o que nós já temos de dificuldade: a arrecadação e a economia de circulação”, pontuou.

Ainda segundo o prefeito de Indiaroba, os municípios precisam estar unidos para que a medida não fragilize a economia que possuem. “A nossa folha é feita no Banese. Infelizmente, caso isso ocorra, uma das alternativas que nós não queremos ter é de buscar outras bandeiras, bancos que irão ofertar o serviço. Nós somos sergipanos, confiamos no trabalho e queremos fortalecer nosso banco”, acrescenta.

Assim como Indiaroba, o prefeito de Siriri, José Rosa (PSB), lamentou o episódio, caso se concretize. “Quando assumi a prefeitura transferi tudo para o Banese. Agora é dada uma ‘facada’ (SIC) nessa na gente. É muito triste. Caso isso aconteça, terei que buscar a Caixa e o Banco do Brasil para realizar o mesmo procedimento”, disse.

 

Sindicato mobilizado

Além dos prefeitos, o Sindicato dos Bancários de Sergipe também está mobilizado para que a decisão do Banese não seja concretizada. “O sindicato não concorda porque nós não aceitamos que seja necessário reduzir o tamanho do banco como está acontecendo. São 17 agências e, segundo o modelo que nos foi apresentado, ficarão apenas dois funcionários por agência”, expôs Ivânia Pereira, presidente do sindicato.

De acordo com Ivânia Pereira, o banco público, além do papel comercial, tem o papel social. “Isso quer dizer que por mais que uma agência lá no interior do Estado não tenha alta rentabilidade, precisa garantir o papel social daquela população em ter acesso ao sistema financeiro. Por isso não vamos aceitar o fechamento das agências do Banese e nem tampouco a redução”, concluiu.

 

Municípios alvo

Até o momento, os municípios que terão as agências bancárias do Banese transformadas em pontos de atendimento são Pirambu, Santo Amaro das Brotas, Rosário do Catete, Nossa Senhora de Aparecida, Malhador, Riachuelo, Areia Branca, Poço Verde, Siriri, Japaratuba, Cristinápolis, Umbaúba, Indiaroba e Poço Redondo.

 

|Reportagem: Mayusane Matsunae

||Foto: Divulgação