06/03/2020 as 08:38

Prefeituras

Conselheira recomenda mais eficiência aos prefeitos de SE

Susana Azevedo diz que prefeituras devem assistir melhor a população

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Durante a sessão do colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Susana Azevedo reforçou a necessidade dos gestores procurarem fazer o melhor para que “a população seja mais assistida”. O comentário feito pela presidente do dia foi baseado em um ranking de eficiência dos municípios brasileiros, que aponta Cedro de São João e Campo do Brito em destaque no que diz respeito ao uso do dinheiro público.


Ontem, a presidente da sessão, conselheira Susana Azevedo, comentou uma matéria publicada esta semana na Folha de São Paulo que registrou o ranking de eficiência dos municípios. “Através de índice, estudo, o órgão da imprensa mostrou onde o dinheiro público oportuniza bons resultados sociais”, pontuou.

De acordo com o apontamento do ranking, relatado pela conselheira, os indicadores da saúde, educação e saneamento foram levados em conta para calcular a eficiência da gestão. “E apresenta dados de 5.281 municípios, ou seja, 95% do total. Importante frisar que somente 24% das cidades ultrapassam, por isso foram consideradas eficientes”, disse.


Na oportunidade, a conselheira Susana Azevedo continuou mencionando que o Município de Cachoeira do Prata, em Minas Gerais, com três mil habitantes, ficou no topo do ranking. “Representando Sergipe, constata Cedro de São João na 6ª posição nacional e considerada a primeira do Nordeste. Em seguida, Campo do Brito como o 2º lugar do Estado e 13º lugar na região”, contou.

Boas práticas
Dessa maneira, ao mencionar a matéria publicada na Folha, Susana Azevedo reforçou que “as boas práticas devem ser copiadas”. “Nós temos hoje dois prefeitos que foram considerados com as suas práticas de governança nas áreas os melhores do Nordeste”, frisou a conselheira Susana Azevedo.


Com o resultado, a conselheira lembrou que a meta do TCE é que todos os 75 municípios sergipanos, assim como o Governo de Sergipe, também avancem. “E que procurem fazer o melhor para que a população seja mais assistida”, concluiu.