08/04/2020 as 08:38

Calamidade

14 municípios não solicitam estado de calamidade à Alese

Prefeito de Cumbe disse que realizou planejamento e possui recursos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

14 municípios não solicitam estado de calamidade à Alese

Até o momento, 14 municípios sergipanos não solicitaram a decretação de calamidade pública na Assembleia Legislativa. Em Cumbe, o prefeito Marcelo Moraes (PSD) apontou que o pedido não foi necessário, pois a administração pública vem conseguindo seguir todo o planejamento estratégico desenhado no início da gestão e, dessa maneira, tendo recursos próprios suficientes para atender a demanda emergencial que surgir na região. 

Conforme o JORNAL DA CIDADE publicou na edição de ontem, há em torno de 61 pedidos de prefeitos que clamam por ajuda diante da pandemia do coronavírus. A estimativa, inclusive, é que a votação ocorra hoje na Casa Legislativa. Mas em Cumbe o cenário anda diferenciado. 

Segundo o prefeito Marcelo Moraes, a gestão municipal vem sendo feita com muito esforço para atender os 3.999 habitantes [fonte do IBGE]. “Temos recursos suficientes para o imprevisto emergencial. Foi preciso seguir com muito planejamento. Estamos preparados para arcar com tudo e atender todo o município”, disse.

Com recursos próprios no caixa municipal, o prefeito preferiu não comentar a quantia exata de quanto “extra” há disponível, mas assegurou que possui o necessário para atender os habitantes diante do cenário incerto da pandemia. Inclusive, cumprindo a folha de pagamento dos servidores e os demais contratos dos serviços essenciais.

 

Saúde e pandemia

A aproximadamente 86 quilômetros da capital sergipana, Cumbe não possui hospital e supre esta ausência nas grandes unidades regionais, como em Nossa Senhora da Glória, ou até mesmo em Aracaju – a depender da gravidade do caso. O município, até o momento, possui quatro Unidades Básicas de Saúde – sendo uma localizada na sede e as demais nos povoados.

Por essa razão, registra o prefeito, não há necessidade do pedido de estado de calamidade pública. “Continuamos fazendo todo o trabalho de prevenção e graças a Deus não temos nem caso suspeito na região. Mas não podemos descansar”, conta destacando a importância de seguir todo o planejamento.

Para atender às medidas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde e o decreto estadual, Marcelo Moraes conta com o apoio dos agentes de saúde e Polícia Militar para dar o apoio necessário em caso de descumprimento. “Cada município tem uma realidade. A nossa é pequena, então estamos tomando todas as medidas para manter a ordem”, expôs.

 

Em Siriri

Assim como em Cumbe, o prefeito Zé Rosa (PSB), de Siriri, também não fez o pedido de decretação de estado de calamidade. Com mais de oito mil habitantes, o gestor asseverou que anda fazendo o trabalho de prevenção e executando bem “o dever de casa”.

“Nós não temos hospitais aqui. Temos 11 Unidades Básicas de Saúde e que estão atendendo toda a população também no coronavírus”, expôs acrescentando ainda que não há registro de caso suspeito no município.

 

Sem pedido

Dos 75 municípios sergipanos, até o fechamento desta matéria não pediram a decretação Canindé de São Francisco, Cumbe, Feira Nova, General Maynard, Itabaiana, Japoatã, Malhador, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora de Lourdes, Pedrinhas, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Luzia do Itanhy e Siriri.

Mayusane Matsunae
Da Equipe do JC