13/05/2020 as 09:23
ESTÂNCIADe acordo com Gilson Andrade, Estância vem adotando e seguindo todas as determinações apontadas pelo decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em Estância, o prefeito Gilson Andrade (PSD) afirma que vem adotando medidas para reduzir gastos nas contas públicas e assim poder melhor conter o avanço do coronavírus (Covid-19) no município. Segundo o gestor, até o momento aproximadamente R$ 1,1 milhão estão nos cofres para serem utilizados em ações da Saúde.
De acordo com Gilson Andrade, Estância vem adotando e seguindo todas as determinações apontadas pelo decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas (PSD). “Uso obrigatório de máscaras, comércio fechado, estamos seguindo à risca. Inclusive fiscalizando estabelecimentos comerciais e fechando os que não são permitidos abrirem”, acrescenta. Ainda segundo o prefeito de Estância, apesar do município possuir uma referência de trânsito e fluxo de pessoas, estando a 68 quilômetros da capital, não foi preciso fechar as barreiras de acesso.
Porém, o alerta em toda a região e as orientações do vírus vêm sendo dadas – afinal, até o fechamento desta matéria, 61 casos foram confirmados. Decreto Assim como em 74 municípios, Estância também está com o decreto de calamidade pública com validade até 31 de dezembro deste ano em razão da pandemia. Para Gilson Andrade, o que mudou após a aprovação do documento, na verdade, é o cenário dentro da administração municipal. “A gente está cancelando, revendo e reduzindo contratos com as empresas terceirizadas na tentativa de diminuir as despesas”, expõe o prefeito Gilson Andrade.
Recursos Para ajudar nas ações do combate, Gilson Andrade adiantou que o Governo Federal encaminhou em torno de R$ 1,1 milhão para ações do combate no Covid-19. “Em abril já estava na conta. Não foi gasto todo ainda. Estamos empenhando muita coisa para a gente poder comprar insumos e equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde. Tudo isso dentro das normas e exigências legais, estamos cumprindo à risca todo o processo”, frisou. Gilson Andrade acrescentou ainda que a expectativa é que cheguem mais recursos do Governo Federal.
|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação