20/05/2020 as 14:39

CHUVAS EM LARANJEIRAS

Ex-prefeito cobra ação mais incisiva do poder público

Centenas de pessoas estão desabrigadas e ilhadas, já que o Rio Cotinguiba transbordou, provocando inundações

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

As chuvas que atingiram o município de Laranjeiras na noite de ontem e madrugada desta quarta-feira, 20, causaram inundações em vias públicas e nos espaços do Campus da Universidade Federal de Sergipe.

Centenas de pessoas estão desabrigadas e ilhadas, já que o Rio Cotinguiba transbordou, provocando inundações. As informações são de 60 famílias foram atingidas e perderam todos os móveis, devido a água que invadiu as residências.

A área mais atingida em Laranjeiras é o Centro Histórico e as ruas do centro que estão submersas. Na periferia, as famílias estão sendo socorridas para deixarem suas casas.

Sempre preocupado com o povo de Laranjeiras, o ex-prefeito do município, Juca de Bala, visitou algumas localidades e constatou que a situação é preocupante. “São necessárias medidas urgentes para solucionar tantos problemas que foram causados pelas chuvas. A maré está enchendo e sem falar no risco de mais chuvas que estão previstas para os próximos dias. A Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Poder Público precisa dar assistência à população para tratar dessa situação, em caráter emergencial”.

Ainda segundo Juca, a população mais afetada deve ser prioridade do poder público. “Já vivemos um momento de pandemia, e com essas chuvas que vem acontecendo aqui em Laranjeiras, a população mais pobre ficou ainda mais prejudicada. Como se não bastasse todos esses problemas, algumas localidades estão há seis dias sem a coleta de lixo e com isso, muitas ruas tomadas pelo lixo acumulado. Ouvindo a população, eu trago um apelo para que o poder público esteja mais próximo da comunidade”.

Para o ex-prefeito, a solução para amenizar o sofrimento dos mais pobres existe, e tem que ser colocada em prática com urgência. “Em curto prazo, a população mais afetada pelas chuvas e consequências da pandemia precisam ser assistidas. Porém, em médio prazo, nós temos que voltar a dar continuidade às obras de macrodrenagem. Assim, esse problema de escoamento, agravado com as chuvas vai deixar de existir.”

Uma das soluções apontadas por Juca de Bala é a retomada dos programas sociais. “É necessário que sejam retomados os programas sociais para dar um respaldo a população, principalmente em assistência à pandemia do Covid-19. Estão previstos para o município de Laranjeiras R$ 5 milhões para serem investidos em ações de combate ao Covid. Essa verba pode ser investida também em programas sociais para ajudar a população que sofre os impactos da pandemia. Ajudar ao pequeno produtor, a quem não está podendo sair de casa para trabalhar ou àquelas pessoas que perderam seus empregos. A situação em Laranjeiras está preocupante e não estamos vendo nenhuma ação do poder público nesse sentido. Por isso, faço um apelo para que o poder público esteja mais próximo da população”, reforça o ex-prefeito.

Fotos: Evaldo Mota e Divulgação