27/05/2020 as 09:36

POLÍTICA

Empresário pede intervenção na Saúde, e governador rebate

Em entrevista, Belivaldo Chagas considerou a atitude como “irresponsável”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O empresário Milton Andrade, que disputou o Governo do Estado na última eleição, utilizou o seu perfil no Twitter, durante o feriadão, para cobrar ações dos gestores e pedir uma intervenção na saúde pública de Sergipe. “Essa omissão irresponsável na saúde tem causado perturbação à ordem pública em Sergipe. Uma intervenção federal (Art. 34 da CF) na Saúde de Sergipe, nos moldes da intervenção na Segurança que houve no RJ em 2018, é a única medida a restabelecer a ordem. INTERVENÇÃO JÁ!”, cobrou Milton.

Ainda pelo Twitter, ele vem realizando diversas críticas ao governo e afirmou que recebeu diversos relatos de profissionais do SUS, apontando a gravidade que está o sistema de saúde. “A omissão do @governosergipe e da @ PrefAracaju já ultrapassou a incompetência. É irresponsabilidade mesmo, beirando ato criminoso”, registrou.

Em entrevista ao Jornal da Fan, na manhã desta terça- -feira, 26, ele detalhou os motivos pelos quais fez o pedido. “Profissionais de saúde estão trabalhando sem acesso a testes, ou seja, não sabem se estão infectados e podem estar transmitindo o vírus para colegas e pacientes. Além disso, Sergipe só tem 85 leitos de UTI para pacientes com Covid-19, é muito pouco. Porque não se abre mais leitos?”, questionou.

Milton ainda garantiu que defendeu o isolamento social desde o princípio. “Mas era para o governo aproveitar esse tempo para montar o plano estratégico para que pudéssemos enfrentar esse momento. Vemos que não aconteceu. Fora que não há transparência com relação aos dados sobre aplicação dos recursos destinados para o combate ao coronavírus”, destacou, também na entrevista.

Governo rebate Durante a entrevista na Fan FM, o superintendente de Comunicação do Governo de Sergipe, Givaldo Ricardo, rebateu: “Ele queria chamar atenção e conseguiu. Basta ele acessar o site do governo e buscar os órgãos fiscalizadores que ele terá acesso aos dados que ele solicita. As declarações de Milton revelam a ignorância dele. Um leito de UTI exige muitos outros fatores que não só respiradores, e a falta de respiradores é um problema mundial. Querer fazer política com um problema tão grave é algo que não ajuda, mas ele é jovem, vai aprender isso”.

Irresponsável
O governador Belivaldo Chagas (PSD) também comentou a defesa de intervenção feita por Milton Andrade. Sem citar nomes, em entrevista concedida ao radialista Edvanildo Santana, em uma emissora de Itabaiana, o governador falou: “Um cidadão do setor produtivo sai por aí e de forma irresponsável diz que quer intervenção. Eu errei onde? Aí ele vai para uma emissora de rádio e irresponsavelmente fala em intervenção. Eu não vi intervenção federal em lugar nenhum”, desabafou o governador. Chagas concluiu: “Aí o cidadão quer aparecer, leva para o campo político, porque ele é de um lado adversário do governo, e sai falando o que não deve na rua. Eu não vou estar gastando minhas energias para poder responder um irresponsável como esse que só está preocupado em ganhar dinheiro e não está preocupado em salvar vidas. Só está preocupado e ganhar dinheiro”.