02/06/2020 as 08:16

ECONOMIA

Empresários apresentam sugestões para reabertura do comércio

A medida teve liderança do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado federal Laércio Oliveira (PP)

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Entidades representativas de classes empresariais encaminharam documento para o governador Belivaldo Chagas (PSD) contendo sugestões para a reabertura das atividades econômicas em Sergipe, de modo que contemplem a recuperação da economia com a garantia da preservação da saúde das pessoas. A medida teve liderança do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado federal Laércio Oliveira (PP).

O grupo tático, composto por 21 entidades, foi formado para elaborar considerações referentes às atividades econômicas em Sergipe e suas ponderações para a reabertura. De acordo com a nota encaminhada pela Fecomércio, já são mais de 70 dias com suspensão dos trabalhos das empresas, por conta da pandemia provocada pela Covid-19, que têm sido duros para empresas e trabalhadores. O plano foi entregue ao governador Belivaldo Chagas, que encaminhou para a equipe técnica do governo analisar.

Sobre o tema, o gestor declarou em entrevista que recebeu as considerações apontadas pelas entidades empresariais, além de afirmar que existe um plano para reabertura da economia. As entidades de classe se predispuseram a ajudar para criar o melhor ambiente para a volta das atividades econômicas, com o máximo de preservação da segurança biológica das pessoas.

O presidente da Fecomércio destacou que o momento é de união para que todos juntos vençam o coronavírus e impeçam que Sergipe enfrente dificuldades econômicas maiores. “Elaboramos as considerações para ajudar o governo no processo de proteção das vidas das pessoas e de reabertura da economia. Acredito que podemos ajudar a criar as melhores condições para tal.

O momento é de agirmos todos unidos para Sergipe vencer essa pandemia”, disse Laércio Oliveira. Ações base No documento constam ações base para as empresas aplicarem, caso a volta das atividades econômicas seja liberada. Cada entidade contribuiu com o planejamento, criando dispositivos para atender as normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, com foco em evitar a transmissão do coronavírus. As sugestões contaram com a participação de profissionais da área de segurança do trabalho, para poder atender todas as questões possíveis no tocante à reabertura do comércio no Estado.