16/06/2020 as 13:46

SERGIPE

IEGM: Municípios devem responder questionários até amanhã, 17

As informações solicitadas remetem ao desempenho das gestões em Sergipe no ano de 2019

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os municípios sergipanos têm até o próximo dia 17 de junho para preencherem eletronicamente os questionários do Índice de Efetividade de Gestão Municipal (IEGM/2020), disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

As informações solicitadas remetem ao desempenho das gestões em Sergipe no ano de 2019 e servirão para que os prefeitos, vereadores e cidadãos possam corrigir rumos e reavaliar prioridades das ações municipais.

“O IEGM a cada ano se consolida como uma importante ferramenta que retrata o desempenho das gestões e seus resultados também contribuem para que o Tribunal seja mais preciso nas suas orientações e fiscalizações”, avalia o presidente do TCE, conselheiro Luiz Augusto Ribeiro.

Aplicado em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), o formulário conta com questões a respeito das áreas de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação.

A ação no TCE/SE é conduzida pela Diretoria Técnica, através da Assessoria de Planejamento e Controle, que montou um “plantão de dúvidas” e tem se colocado à disposição dos jurisdicionados, das 7h às 13h,  através dos telefones 3216-4661/4634 e do e-mail iegm@tce.se.gov.br.

Responsabilização

Conforme o Ato Deliberativo nº 945, aprovado no Pleno do TCE no último dia 14 de maio, a responsabilidade pelo completo e correto preenchimento dos questionários eletrônicos é do Chefe do Poder Executivo, após certificação do responsável pelo Órgão Central de Controle Interno do Município.

“O Órgão Central de Controle Interno do Município é solidariamente responsável pela veracidade das informações por ele validadas/certificadas”, diz o Ato.

Por meio do seu sistema de auditoria, o Sagres, o Tribunal enviou aos municípios códigos de acesso e a relação de documentos necessários para a validação mínima estabelecida pelo Instituto Rui Barbosa.

O questionário do IEGM está acessível no site do TCE/SE.

Fonte e foto: TCE