17/06/2020 as 14:30

RECOMEÇO

Deputados apoiam decreto de reabertura da economia

O deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) acredita que as medidas tomadas pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) estão acompanhando o cenário do coronavírus

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a publicação do decreto do Governo de Sergipe, os deputados estaduais acreditam que haverá uma possibilidade de analisar um recomeço para a economia do Estado – afinal, com as novas determinações em vigor a partir de amanhã parte dos estabelecimentos comerciais retorna às atividades. O deputado estadual Garibalde Mendonça (MDB) acredita que as medidas tomadas pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) estão acompanhando o cenário do coronavírus.

“Continuo afirmando que o governador tem agido com muita perícia e prudência com o que tem decretado até aqui no controle de ações a respeito da pandemia, inclusive deixando claro que, embora se trate de decreto publicado, não significa dizer que não possa haver recuo, dependendo dos índices de casos e disponibilidade de leitos de enfermarias e UTIs”, comentou. De acordo com Garibalde, o governo vem fazendo “dentro do que é possível” para controlar os índices de contaminações. “Agora é preciso buscar o recomeço do setor econômico sem perder o controle da evolução da curva para cima e para baixo dos números que diariamente crescem”, defendeu. Porém, para o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), líder da oposição na Assembleia, o decreto “já deveria ter sido feito”. “Dando um norte e estabelecendo um planejamento criterioso que conciliasse a atividade econômica do avanço do vírus, mas infelizmente o governo demorou muito nesse planejamento”, opinou.

Segundo Dr. Samuel, o governo “não se preparou para receber o vírus”. “Nesse período, do primeiro decreto, Belivaldo deveria ter se preparado com equipamentos de proteção, mais leitos de UTI e testagem para a população. Se isso tivesse acontecido, não estaríamos com tantos casos como estamos. O governo também tinha que preparar o comércio para conviver com o vírus. Agora, infelizmente, temos várias pessoas mortas e vários empresários falidos”, criticou. Apesar das críticas, o deputado Dr. Samuel Carvalho analisa de forma positiva o novo decreto. “Será muito bom para os comerciantes, mas na minha singela opinião esse planejamento deveria ter saído antes. Nós da oposição continuaremos fazendo fiscalização propositiva para que a população não seja prejudicada ou lesada”, finalizou.