01/07/2020 as 08:24

PANDEMIA

Belivaldo libera a volta dos salões de beleza e barbearias

Igrejas e templos religiosos vão continuar fechados na Grande Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

No fim da tarde de ontem, o governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou mais uma etapa de retomada da economia sergipana: a liberação para o funcionamento dos salões de beleza e barbearias, a partir de amanhã, dia 2. Eles poderão reabrir durante três dias da semana (terça, quinta e sábado), em horário normal. Já as igrejas e templos religiosos continuam fechados em Aracaju, São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro.

Belivaldo destacou que esses quatro municípios da Grande Aracaju reúnem 42% da população sergipana, mas apresentam 71% dos casos confirmados e 60% dos óbitos. Ele também destacou os baixos índices de isolamento social nestas cidades. “Com esses dados, não tenho como flexibilizar em relação aos templos religiosos”, disse o governador, lembrando que alguns templos possuem capacidade para receber até duas mil pessoas – por isso a diferenciação em relação aos salões e barbearias. O protocolo de abertura dos salões e barbearias prevê atendimento reduzido, espaçamento entre os clientes e uma série de outras medidas sanitárias.

Próximas reuniões
O governador ainda confirmou para os próximos dias 13 e 14 de julho duas reuniões com os comitês que analisam o Plano de Retomada Econômica do governo, para avaliar se haverá prosseguimento no processo de abertura, com adesão a uma nova fase. “Se houver necessidade a gente convoca novas reuniões dos conselhos. Mas necessidade seria para medidas duras, para fazer o fechamento do que está aberto, se de repente tiver ocupação dos leitos de UTIs”, explicou. Sobre as críticas que o planejamento estadual da atividade econômica vem recebendo, ele lembrou que outros estados, que já haviam avançado na reabertura das empresas, agora estão recuando. “Não gostaria de fazer o recuo, mas o fato concreto é que a gente nunca sabe o que está certo ou errado nesta pandemia”, disse ele, destacando que o foco continua sendo a vida das pessoas, mas que é necessário analisar também o lado da economia.

Leitos
Chagas voltou a reforçar que a grande dificuldade no momento não é mais a aquisição de respiradores, e sim a contratação de profissionais para trabalhar nas UTIs destinadas a pacientes da Covid-19. Ele também anunciou a abertura de mais dez leitos de UTI no Huse, que passa a contar agora com 38 leitos – enquanto a rede pública estadual terá 176 leitos de UTIs. Por fim, o gestor se mostrou preocupado com a lotação dos leitos de enfermaria, pois os doentes podem evoluir para um quadro mais grave e precisar da UTI – mas hoje há apenas cerca de 40 leitos disponíveis na área pública. “Dos 176 leitos de UTI existentes, tínhamos até ontem à noite 129 ocupados. Fica com um quantitativo curto, de pouco mais de 40 leitos, que podem ser preenchidos em um dia ou dois, levando em consideração a quantidade de pacientes internados nos leitos de enfermaria. Hoje são 229 pacientes internados nas enfermais do setor público e 141 da rede privada”, informou.