03/07/2020 as 10:06

PEC 18/2020

Seis deputados de Sergipe votaram pelo adiamento das eleições

PEC foi aprovada na Câmara com 407 votos favoráveis e 70 contrários

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Seis deputados de Sergipe votaram pelo adiamento das eleições

Dos oito deputados federais que representam Sergipe na Câmara, seis votaram favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, que adia as eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro deste ano devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O placar da votação da PEC, conforme registro feito no portal da Câmara dos Deputados, apontou 407 votos a 70 no segundo turno. Já no primeiro turno, foram 402 favoráveis e 90 contrários. Por Sergipe, foram favoráveis os deputados Fábio Henrique (PDT), Fábio Mitidieri (PSD), Fábio Reis (MDB), Gustinho Ribeiro (SD), João Daniel (PT) e Laércio Oliveira (PP). Sendo contrários à proposta, Bosco Costa (PR) e Valdevan Noventa (PSC).

Nas redes sociais, logo após a votação realizada na última quarta-feira, dia 1º, muitos deputados federais aproveitaram para externar o voto e as respectivas justificativas. “Em respeito à saúde da nossa população, acompanhei meu partido PDT e votei a favor do adiamento das eleições para 15 de novembro. Acima dos nossos interesses pessoais, devem estar os interesses e a saúde da população e dos servidores da Justiça”, escreveu Fábio Henrique.

Além dele, o deputado João Daniel também confirmou ser a favor e sinalizou ter acompanhado a orientação do PT na matéria. Já Fábio Reis, coordenador da bancada de Sergipe, preferiu utilizar para informar no perfil pessoal a aprovação do adiamento das eleições sem fazer justificativa do voto.

Pela unificação

Contudo, apesar de terem votado a favor da PEC, os deputados Fábio Mitidieri (PSD) e Gustinho Ribeiro (SD) levantaram a bandeira da unificação das eleições. Ou seja, essa legislatura continuaria e seria mudada só no próximo pleito, em 2022, junto com a definição para presidência e governos.

Segundo a publicação de Gustinho Ribeiro nas redes sociais, a votação favorável para a PEC ocorreu para atender a situação atual e de forma imediata. “Conversando com diversos especialistas, cheguei à conclusão que o adiamento das eleições é o mais prudente. Continuo defendendo a unificação das eleições no país. Mas, como medida emergencial, adiar neste momento é o mais sensato”, expôs.

O deputado Fábio Mitidieri externou que fez reunião com a bancada do PSD na Câmara dos Deputados sobre a PEC. “Deixei clara minha posição em apoio à unificação para 2022. Infelizmente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Congresso entenderam que é possível ter eleições esse ano mesmo com uma pandemia matando 1.200 pessoas por dia e sem previsão de acabar. Por entender que adiar as eleições pode salvar vidas, votarei a favor. Mas tenho a convicção que o correto e o prudente seria não termos o pleito esse ano. Infelizmente, essa opção não nos foi dada”, concluiu.

Bosco Costa e Valdevan 90 votaram contra o adiamento

Os deputados federais Bosco Costa (PR) e Valdevan Noventa (PSC) foram contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, que adia as eleições municipais. Os parlamentares justificaram o voto com fundamento de entendimento próprio ou por definição do partido.

Para o JORNAL DA CIDADE, a assessoria do deputado Valdevan Noventa informou, por meio de nota, que o parlamentar ouviu diversas lideranças sobre o pleito eleitoral de 2020 com o propósito de embasar o voto.

Ainda segundo a assessoria, Valdevan respeita quem votou pelo adiamento, pois considera que o país vive numa democracia. Sobre o posicionamento do voto, a nota afirma que o parlamentar ampliou o diálogo sobre o assunto com lideranças, prefeitos com mandatos e líderes do seu agrupamento partidário. O deputado acredita que seja legítimo entender que não precisaria de mudança.

Já o deputado Bosco Costa, por meio da assessoria afirmou que o parlamentar tem posicionamento favorável ao adiamento das eleições. “Entretanto, seguiu a orientação do partido que, por decisão da maioria e definição da legenda, posicionou-se de forma divergente, não liberando a bancada para votação individual contrária”, apontou por nota.

|Por Mayusane Matsunae

||Foto: Ilustração