05/01/2021 as 08:16

ADMINISTRAÇÃO

Após invasão na sede, prefeito de Itabi despacha na Secretaria da Educação

Administração municipal vai encaminhar episódio ao Ministério Público e TCE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após invasão na sede, prefeito de Itabi despacha na Secretaria da Educação

No primeiro dia útil do ano, o prefeito Júnior de Amynthas (DEM) não despachou na sede da administração municipal de Itabi, mas sim na Secretaria da Educação. Isso porque no último final de semana a sede foi alvo de uma invasão, onde foi apontada suposta queima de documentos públicos. O caso já está com a polícia e será encaminhado para o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

De acordo com a nota encaminhada pela assessoria da Prefeitura de Itabi, a sede da administração foi invadida pelo ex-prefeito Mané do Povo (PSD), sendo acompanhado de algumas pessoas. “Colocou fogo em documentos e tentou atear em outros, não conseguindo devido à chegada da polícia ao local”, informou. Ainda segundo a prefeitura, em razão do ocorrido o prédio foi lacrado pela polícia, “Que recolheu materiais queimados e partes de outros que seriam queimados para a devida perícia. O ex-prefeito foi conduzido à delegacia”, acrescentou.

Apuração
A assessoria explicou que, em virtude disso, o prefeito está despachando na sede da Secretaria Municipal de Educação. “Todas as demais secretarias funcionarão normalmente, dando continuidade aos serviços públicos essenciais à população”, destacou. Além de aguardar a apuração da polícia, a prefeitura salientou que irá encaminhar todo o ocorrido para o MP e o TCE. “Junto com os relatórios de transição, um pedido de realização de auditoria nas contas da gestão passada. A prefeitura confia nos órgãos de controle e no trabalho da Polícia Civil sergipana para se apurem as razões que levaram o ex-prefeito a destruir documentos públicos. E que para não atrapalhar as investigações, o atual gestor ou qualquer outro integrante da sua equipe não falarão publicamente sobre o episódio”, finalizou.

Câmara de Itabi
Para o JORNAL DA CIDADE, o presidente da Câmara de Itabi, vereador Murilo de Amirton (Pode), adiantou que a Casa Legislativa irá acompanhar o prefeito Júnior de Amynthas nas decisões tomadas até o momento – ou seja, aguardar a investigação da polícia assim como o encaminhamento do relato do caso para o MP e TCE. O vereador Murilo, inclusive, contou que foi pego de surpresa. “Não estou sabendo de muita coisa ainda. Eu cheguei de viagem agora [ontem pela manhã]. O que eu sei é que vi pela imprensa e redes sociais. Mas adianto que a gente vai aguardar junto com a prefeitura a apuração”, disse. Sobre as acusações contra o gestor anterior, a equipe de reportagem entrou em contato com o ex-prefeito Mané do Povo, mas até o fechamento desta matéria nenhum retorno foi dado.

Quatro pessoas param na delegacia
No último sábado, dia 2, a guarnição da 2ª Companhia do 10º Batalhão da Polícia Militar foi acionada por populares informando que a Prefeitura de Itabi estaria pegando fogo. “Os policiais conduziram quatro pessoas suspeitas, sendo dois homens e duas mulheres para a Delegacia Plantonista
do Município de Nossa Senhora da Glória para as providências cabíveis”, informou major Evangelista.

Segundo major Evangelista, após a polícia ser acionada de imediato a equipe se deslocou até a sede da prefeitura, localizada no Centro de Itabi.
“Chegando ao local, encontrou uma grande aglomeração em frente da prefeitura e o prédio fechado. Porém, uma senhora que se encontrava no
interior do prédio rapidamente abriu a porta, permitindo assim que a nossa guarnição acompanhada do prefeito atual adentrasse o prédio”, explicou.
Ainda de acordo com major Evangelista, ao entrar na prefeitura no fundo do prédio foram encontrados vestígios de papel queimado. “Contudo, não sendo possível afirmar se tratar de documentos importantes ou não”, acrescentou.

Para delegacia
Após a vistoria no local, a equipe da Secretaria de Segurança Pública adotou as medidas imediatas para o momento. “Diante dos fatos, os policiais militares conduziram quatro pessoas suspeitas, sendo dois homens e duas mulheres para a Delegacia Plantonista do Município de Nossa Senhora da Glória para as providências cabíveis”, concluiu major Evangelista.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação