06/01/2021 as 12:33

SAÚDE

Deputada defende reforço das campanhas de informação e conscientização sobre as doenças virais

“Essas doenças, infelizmente, também, têm feito muitas vítimas em nosso Estado”, salientou, ao defender um reforço nas campanhas de informação e conscientização sobre o assunto.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputada defende reforço das campanhas de informação e conscientização sobre as doenças virais

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) chamou a atenção para a necessidade da população continuar se protegendo para evitar ser contaminado (ou contaminar) pela Covid-19. Mas, também, alertou para os cuidados que todos devem ter para evitar as chamadas arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus. “Essas doenças, infelizmente, também, têm feito muitas vítimas em nosso Estado”, salientou, ao defender um reforço nas campanhas de informação e conscientização sobre o assunto. 

A preocupação de Maria Mendonça se baseia nos números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde que apontam crescimento, especialmente, dos casos de dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti. De acordo com a Secretaria de Saúde, no período de aproximadamente 12 meses, foram registrados 1.753 casos de dengue, 3.562 de chikungunya e 152 de zika vírus. 

Para a deputada, é preciso redobrar a atenção porque, conforme mostrou o estudo, a maioria dos focos de dengue estão em residências habitáveis. “Os dados mostraram que 67% dos focos estão nas lavanderias, caixas d’água e tonéis. Isso é muito preocupante e exige um reforço nas campanhas de conscientização sobre a seriedade do problema”. 

Ela ressaltou que “estamos todos preocupados com a Covid-19 e temos razão de estar, sobretudo com a chamada segunda onda da doença que continua infectando centenas de pessoas a cada dia. Porém, não podemos descuidar dessas virais. Algumas delas, como o sarampo, já tinham sido erradicadas, mas voltaram a se manifestar”.