07/01/2021 as 08:07

MINISTÉRIO PÚBLICO

Juca: ‘Corremos sério risco de parar tudo na prefeitura’

Prefeito Juca está preocupado com o pedido de bloqueio das contas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após Ministério Público de Sergipe (MP) pedir na Justiça o cumprimento de sentença contra o Município de Laranjeiras determinando o bloqueio das contas da prefeitura para que os servidores recebam o salário de dezembro e o 13º, o atual gestor da administração pública, Juca (MDB), vê com preocupação a situação, caso seja concretizada a solicitação. “Corremos sério risco de parar tudo na prefeitura”, disse. O comentário do prefeito Juca foi feito ontem durante entrevista para o programa de rádio “Impacto”, na FM Jornal, referente ao cenário que encontrou logo após que assumiu o comando da Prefeitura de Laranjeiras. Segundo o recém-empossado, ainda não tomou conhecimento do bloqueio de forma judicial, mas que já há o anseio de resolver o pagamento dos servidores.

Para Juca, a missão é reconstruir o município, mas, principalmente, a meta é pagar o servidor. “É o meu terceiro dia útil na prefeitura. Não sabemos de quais contas, de como vai se proceder essa questão do bloqueio judicial para o pagamento, que é justo, do 13º salário e do salário de dezembro. Temos a séria missão de reconstruir o município. Evidentemente que precisamos de muita paciência e diálogo com os nossos servidores e a população em geral. É um momento atípico e difícil. Laranjeiras não suporta pagar três folhas em uma receita”, expôs.

Segundo Juca, o risco da prefeitura colapsar é iminente. “Corremos sério risco, caso seja concretizado esse bloqueio, de parar tudo na prefeitura. Porque, além dos servidores, que é de fundamental importância, nós temos a limpeza urbana, temos os medicamentos, a assistência social, nós temos a estrutura propriamente dita de toda a gestão. Nós iremos conversar com nosso jurídico e tentar negociar com os órgãos do Judiciário e do MP”, explicou. Pedido do MP Conforme informações da assessoria do MP, a Promotoria de Justiça de Laranjeiras pediu o bloqueio das contas da prefeitura para que os servidores possam receber os salários. Segundo o órgão, os compromissos não foram honrados pelo prefeito anterior – Paulo Hagenbeck (DEM).

O processo teve origem no dia 11 de dezembro do ano passado, quando o órgão solicitou na Justiça prioridade na folha de pagamento. O Poder Judiciário acatou o pedido e concedeu tutela de urgência para determinar o pagamento – isso ocorreu no dia 15 de dezembro. Já no dia 2 de janeiro de 2021, a promotoria procedeu a execução provisória da 1ª decisão no processo para que fossem bloqueadas as contas do Município de Laranjeiras, uma vez que este não cumpriu a decisão de pagamento do 13º salário dos servidores.

No mesmo dia, o Poder Judiciário determinou a intimação do Município de Laranjeiras para que se manifestasse, no prazo de 72 horas, com a finalidade de comprovar o pagamento da folha salarial do mês de dezembro e da gratificação natalina, bem como justificasse a eventual impossibilidade de realizar os pagamentos, sob pena de imediato bloqueio. Como a gestão municipal de Laranjeiras, até a presente data, não efetuou os pagamentos dos servidores, o Ministério Público de Sergipe renovou o pedido de bloqueio total das contas do município para que a sentença fosse cumprida.

A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE entrou em contato com o ex- -prefeito Paulo Hagenbeck, mas até o fechamento desta matéria nenhum retorno foi dado.

|Da equipe JC