12/01/2021 as 08:48

VACNAÇÃO

Belivaldo: ‘Estamos dependendo da definição do Governo Federal’

Governador diz que Plano Estadual de Vacinação está com toda logística pronta

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas disse que o Governo do Estado está com toda a logística pronta para iniciar o Plano Estadual de Vacinação. A informação foi reforçada durante entrevista, por telefone, a Narciso Machado, no Jornal da Fan, pela Fan FM, na manhã de ontem, sobre as medidas de combate e contenção da disseminação do novo coronavírus em Sergipe.

O Plano, com detalhes a respeito do armazenamento, transporte e logística que envolvem o processo de recebimento de vacinas e distribuição, já está disponível no portal do Governo do Estado. “Estamos dependendo da definição do Governo Federal, mas no que diz respeito ao Estado está tudo pronto. Estamos com a toda a logística definida, tudo devidamente selecionado, quantidade de seringas e agulhas”, declarou o governador Belivaldo Chagas.

Ele informou ainda que amanhã será realizada uma reunião com os governadores e o Ministério da Saúde, para discutir o Plano Nacional de Vacinação. “Até agora está posto que o Sistema Único de Saúde (SUS) irá distribuir as vacinas e pelo que foi dito pelo Governo Federal todos os estados receberão simultaneamente. Recebendo as vacinas, estamos com a logística pronta, com carros refrigerados para fazer a distribuição aos municípios.

Essa semana teremos, inclusive, reuniões com os secretários municipais e prefeitos, por meio de vídeo conferência, para fazer todo esse alinhamento”, revelou. Belivaldo Chagas ressaltou que estão sendo realizadas capacitações, por meio da Funesa, aos profissionais de saúde sobre toda a logística. “Nós temos um plano explicando tudo o que pode ser feito. Agora estamos dependendo da quantidade de vacinas e qual tipo será encaminhado”, disse o governador, salientando que a vacinação será segmentada por meio de grupos prioritários, envolvendo a distribuição em locais estratégicos e levando em consideração as necessidades dos cidadãos.