14/01/2021 as 07:47

SERGIPANOS

Deputados estaduais lamentam fechamento da Ford

Segundo o deputado, a fábrica Yazaki, instalada em Nossa Senhora do Socorro, pode ser atingida, pois é responsável pela fabricação da parte elétrica dos automóveis da Ford

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após a Ford anunciar o fechamento de suas três fábricas no Brasil, o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania) utilizou suas redes sociais para demonstrar preocupação com os trabalhadores que estão demitidos nas fábricas Camaçari (BA), Taubaté (SP) Horizonte (CE), e como o fechamento da fábrica pode afetar os sergipanos.

Segundo o deputado, a fábrica Yazaki, instalada em Nossa Senhora do Socorro, pode ser atingida, pois é responsável pela fabricação da parte elétrica dos automóveis da Ford. “Quando a gente fala sobre o fechamento de uma fábrica, precisamos pensar nos funcionários da própria empresa e também nas pessoas que prestam serviços para a montadora ou fornecem insumos para a produção de automóveis, como a Yazaki aqui de Sergipe.

São cerca de três mil empregados que foram drasticamente impactados com a notícia”, afirmou o deputado. Segundo a direção da Yazaki, 20% da produção da fábrica é direcionada para a Ford. Para Dr. Samuel, a situação é preocupante, mas é necessário cautela para reorganizar as atividades da fábrica para que os funcionários não sejam tão impactados. “As consequências são diretas, mas sabemos que a Yazaki tem também contratos com a Fiat e a Jeep. Peço que a direção analise a situação para que medidas justas sejam tomadas. Soube nesta quinta-feira, 13, que 600 pessoas já estão de aviso prévio. É hora de unir forças e essa união precisa vir do Governo Federal, estadual, deputados e senadores”, pontuou. Impactos A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) lamentou a notícia do fechamento de fábricas da montadora Ford no Brasil e teme que a decisão tenha reflexo em Sergipe. “É muito complicada essa situação. Li uma manifestação do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, ex-colega deputado Padre Inaldo, revelando preocupação com a possibilidade da fábrica Yazaki, instalada em seu município, também ser impactada, uma vez que tem a Ford como sua principal cliente”, disse.

Para a deputada, a situação do desemprego no Brasil já é alarmante e carece de uma atenção do poder público para tentar minimizar o impacto socioeconômico. “São milhões de pais de família compondo a triste estatística do desemprego. Com o fechamento da Ford são menos cerca de cinco mil postos de trabalho e milhares de outros indiretos, uma vez que o fechamento da empresa compromete toda uma cadeia produtiva”, afirmou Maria Mendonça.

No entender da deputada, o Congresso deve se debruçar sobre algumas matérias que são urgentes para o Brasil. A primeira delas, observou, é a reforma tributária. “Com a carga tributária altíssima como a nossa, é praticamente inviável se manter ativo no mercado. Esse reflexo é sentido por toda a sociedade e, de modo especial, por quem garante emprego e renda”, salientou. A parlamentar disse ainda que torce para que não haja impacto em Sergipe. “Em tempo, esperamos a intervenção do município e do governo estadual para atenuar o problema, caso se confirme essa possibilidade”, disse Maria