29/01/2021 as 08:17
OBRASPresidente lamentou demora nas obras da BR-101 e prometeu empenho
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Com a recepção de apoiadores, e também sob protestos, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), desembarcou na manhã de ontem no aeroporto de Aracaju com destino a Propriá para liberar o tráfego da nova ponte sobre o Rio São Francisco na BR-101, no trecho que liga os estados de Sergipe e Alagoas. A solenidade aconteceu com a presença de autoridades públicas, como o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Santos Filho; do governador Belivaldo Chagas (PSD), parlamentares estaduais e federais.
Na oportunidade, Bolsonaro lamentou a demora da obra na rodovia que atravessa todo o país e prometeu empenho para poder executar a BR-101. Sobre a ponte, o presidente comemorou o fato da entrega estar acontecendo. “Apesar do cenário da pandemia, não paramos as obras e conseguimos terminar”, disse. Antes do evento, o governador Belivaldo Chagas conversou com a imprensa e destacou a esperada obra. “São mais de 26 anos que essa obra se arrasta. Acho que a presença do presidente nos dá a garantia de que efetivamente a BR-101 se conclua. A expectativa é que essa obra se conclua ainda esse ano. Eu fico feliz dele vim fazer a inauguração”, expôs.
Obras Conforme as informações do Ministério da Infraestrutura, as obras foram iniciadas em 2019. A nova ponte tem 860 metros de extensão e 24 metros de largura. A estrutura liga o município sergipano de Propriá e a cidade alagoana Porto Real do Colégio, conectando trechos duplicados da BR-101 entre os dois estados. Durante a solenidade, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas destacou o empenho das bancadas federais, tanto de Sergipe como de Alagoas, que puderam unir forças para a execução da obra. “A 101 é um grande corredor de integração nacional, que vai do Nordeste até o Sul do Brasil. A 101 vem sendo duplicada e ganhou muita atração nesses dois últimos anos. É uma prioridade do governo Bolsonaro. A obra da 101 Sergipe tem andado bem assim como da 101 Alagoas. E a entrega da ponte sobre o Rio São Francisco é um marco”, disse.
Ainda segundo o Ministério da Infraestrutura, foram realizados serviços de pavimentação em concreto rígido e o encabeçamento da ponte nos dois lados do empreendimento. Logo após a solenidade, o presidente almoçou e retornou para Brasília e assim cumprir as demais atividades da agenda oficial.
|Foto: Divulgação