10/03/2021 as 09:04

MEDIDAS

Deputados cobram socorro aos setores atingidos por restrições

Cidadania quer pacote de medidas para reduzir impacto financeiro negativo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputados cobram socorro aos setores atingidos por restrições

A bancada do partido Cidadania na Assembleia Legislativa solicita ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que seja elaborado e efetuado um pacote de medidas a fim de reduzir os impactos econômicos negativos nos setores de eventos, entretenimento, bares e restaurantes enquanto perdurarem as restrições da pandemia da Covid-19.

De acordo com Kitty Lima, líder da oposição na Casa, a indicação foi protocolada ontem. “A gente sabe que as medidas restritivas adotadas em Sergipe são importantes, mas precisa também dar uma contrapartida para os setores que estão prejudicados. Então, a bancada, composta por mim, Georgeo Passos e Dr. Samuel Carvalho, está dando algumas sugestões”, expôs, durante a sessão virtual.

Conforme exposto pela líder da oposição ao governo, o pacote é para reduzir os impactos econômicos provocados pelas medidas mais duras de combate ao vírus – que determina o fechamento nos finais de semana e a proibição da realização de eventos. Pacote sugerido Ao explanar o documento com as sugestões para o governador, Kitty Lima enumerou algumas das contrapartidas que podem ser adotadas, como redução e isenção do ICMS; parcelamento de todos os débitos de ICMS em 60 vezes; isenção do IPVA de 2021 para veículos registrados na empresa e até o carro que esteja no nome do profissional autônomo ou MEI, que atue no segmento; isenção de todos os débitos de contas de água de março de 2020 até o final de fevereiro de 2021.

Além disso, ela pontua a necessidade de oferecer um auxílio financeiro para os desempregados do setor de eventos, entretenimento, bares e restaurantes em R$ 1 mil a ser pago em duas parcelas, sendo em março e abril deste ano. Segundo Kitty, o grupo realiza críticas com relação ao governo, porém é preciso entender o cenário ruim da pandemia. “A gente quer dar opções ao governador, aos gestores, quem estiver nessa luta em conjunto para que possa amenizar esses setores”, finalizou.

Gilmar apresenta indicações e pede urgência

Além da bancada do Cidadania, o deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC) também apresentou indicação ao governador Belivaldo Chagas (PSD) para que sejam adotadas medidas que minimizem o cenário para os trabalhadores e proprietários de bares e restaurantes. Na sessão de ontem, ele pediu urgência na votação da proposta. Logo após o pronunciamento da deputada Kitty Lima (Cidadania), Gilmar Carvalho confirmou uma indicação similar para Belivaldo.

Segundo o parlamentar, no documento aponta como exemplo as medidas adotadas pelo Governo do Ceará para minimizar a crise nos bares e restaurantes. De acordo com Gilmar, são setores que estão saindo extremamente prejudicados. E que podem ser mais ainda em função das decisões que possam vir a ser tomadas, como revelou o Fórum de Governadores. Quase todos do país tomam decisão conjunta pelo que chamam de lockdown. Então, na mesma linha de Kitty, há uma indicação minha apresentada na Assembleia e que, se possível, fosse votada logo nesta Casa”, registrou.

Ainda na sessão de ontem, o deputado Luciano Pimentel (PSB) apoiou as propostas. É preciso que haja algum tipo de incentivo ao setor de eventos, que emprega muita gente. E que vem passando por uma série de críticas desde o início da pandemia e que hoje estamos num momento pior, bem pior que antes”, concluiu.

|Por Mayusane Matsunae 
||Foto: Divulgação