16/03/2021 as 08:26

SERGIPE

Um ano de Covid: “Pior momento”, diz governador

Segundo o governador, um ano inteiro se passou e lembranças de muito trabalho no enfrentamento

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após completar um ano do primeiro caso oficial da Covid-19 em Sergipe, o governador Belivaldo Chagas (PSD) fez um balanço da atuação e lamentou as “perdas irreparáveis”. Porém, apesar do tempo, o gestor alertou que a pandemia continua e registra que este é o “pior momento do avanço” do vírus. No último domingo, dia 14, Belivaldo Chagas utilizou as redes sociais para marcar o início da Covid no Estado.

Segundo o governador, um ano inteiro se passou e lembranças de muito trabalho no enfrentamento. “Mas também de muitas perdas irreparáveis, vidas que foram e ainda estão sendo levadas por esta pandemia”, escreveu. A publicação feita apontou ainda o aumento na capacidade de atendimento da rede pública de saúde. “Chegando a multiplicar por mais de cinco vezes o número de leitos de UTI exclusivos para a doença em relação ao momento anterior. Aprendemos aos poucos as maneiras disponíveis para lidar com o vírus, antes completamente desconhecido.

Agora já sabemos da importância do uso da máscara, de evitar aglomerações, de ser ainda mais cuidadoso na hora de lavar as mãos, dentre outras precauções para diminuir a propagação da doença”, expôs Belivaldo. Avanço da Covid Contudo, Belivaldo também frisou que neste “aniversário” de pandemia continua com muito trabalho para salvar vidas e retomar gradualmente a uma normalidade. Na publicação ele destaca: “Estamos no pior momento do avanço da Covid em todo o Brasil, com as nossas redes públicas e particularidades de Saúde com uma ocupação crítica de leitos e um aumento exponencial de casos e óbitos”.

Ainda de acordo com Belivaldo, passado o ano difícil há esperança com as vacinas. “E não estamos medindo esforços para que elas possam chegar o mais rápido possível para a população. Mas toda essa luta por mais doses e pela ampliação contínua de leitos pode não ser suficiente para o controle dos casos se as pessoas continuarem a não respeitar as medidas sanitárias necessárias para este momento”, finalizou.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Arthuro Paganini