23/03/2021 as 07:34

PANDEMIA

No fim de semana, toque de recolher começará às 18h

Anúncio foi feito ontem pelo governador, que manteve as medidas já em vigor

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou ontem a manutenção das medidas de restrição que estão em vigor, incluindo o toque de recolher a partir das 20 horas, de segunda a quinta. A novidade é que no próximo fim de semana (dias 26, 27 e 28) o toque de recolher começará às 18 horas. Na próxima quarta-feira, dia 31, o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae) volta a se reunir para avaliar o cenário da pandemia no Estado e definir a necessidade de novas ações.

O retorno das aulas presenciais na rede estadual, previsto inicialmente para o dia 5 do próximo mês, também será avaliado. O anúncio foi feito em uma entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, no auditório do Palácio de Despachos, após a reunião com o Comitê, onde houve uma análise do cenário epidemiológico dos últimos dias e avaliação das medidas restritivas adotadas nas últimas semanas para o enfrentamento ao coronavírus em Sergipe. Belivaldo ainda voltou a informar que deve anunciar ainda essa semana, talvez hoje, novas medidas voltadas aos empresários e trabalhadores dos setores econômicos mais atingidos. Ele explicou que a divulgação dessas ações foi adiada porque estava sendo realizada uma avaliação das finanças, levando em conta a compra de vacinas que vai ser realizada. Ele falou que por conta destes gastos não poderia abrir mão de receita.

INTUBAÇÃO
Belivaldo rebateu a declaração do presidente Bolsonaro, de que a responsabilidade pela compra dos kits de intubação seja dos governos estaduais. “Kit de intubação é responsabilidade do Governo Federal”, afirmou. O governador ainda explicou que se em algum momento o Estado se deparar com falta de medicamentos, não é por falta de recursos financeiros, mas sim devido ao crescimento nas internações. “É porque não tem onde comprar”, disse ele.

TRANSPORTE COLETIVO
Em relação ao transporte coletivo em Aracaju, Chagas informou que dialoga sobre a questão com o prefeito Edvaldo e que nos horários de pico a frota já está com 100% dos veículos disponíveis. Ele também não descartou que o Estado ceda ônibus contratados para o transporte escolar para o transporte de passageiros na capital. “Estamos vendo, consultando. É preciso ver como isso pode acontecer, legalmente”, continuou.

VACINA
Sobre a compra inicial de 400 mil doses da vacina Sputnik, o gestor estadual reafirmou que tomou essa decisão porque o Governo Federal não ofereceu garantias de que haverá ressarcimento – sendo que as doses compradas são encaminhadas ao Ministério da Saúde e podem não voltar para o Estado. “Dois milhões de doses da vacina podem chegar a custar R$ 120 milhões. Seria um risco financeiro adquirir essa quantidade e destinar ao plano nacional, sem a garantia do ressarcimento e sem a garantir que ficaria em Sergipe”, detalhou. A notícia boa é que o Ministério da Saúde informou aos estados que as vacinas recebidas podem ser todas utilizadas como primeira dose, porque daqui pra frente as demais chegarão a tempo. Sergipe começará a vacinar as pessoas a partir de 70 anos – essa é a orientação do governo, mas cabe aos municípios essa definição.

CATEGORIAS
Em relação às categorias que estão cobrando a vacinação, como policiais e professores, Belivaldo explicou: “Não tenho nada contra nenhuma categoria, mas não posso simplesmente avançar… Se amanhã decidir que vou vacinar cinco mil profissionais da segurança, significa dizer que estou tirando vacina de cinco mil idosos de 70 anos. O plano nacional não me dá esse direito e quem está definindo por tomar essas posições, pode ter problema. Quem faz isso está tirando do público cuja faixa etária é a que mais precisa. A quantidade de óbitos ainda é maior na faixa etária de mais idade, não vou me sentir bem tirando a vacina de um idoso pra vacinar uma pessoa de 40”.

|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação