25/03/2021 as 12:01

VOTAÇÃO

Gilmar Carvalho reclama do não andamento de projetos na Alese

Ele afirmou que os projetos, indicações e moções não estão sendo colocados em pauta para votação

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado Gilmar Carvalho (PSC) usou sua fala nesta quarta-feira, 24, para fazer reclamações quanto ao andamento de proposituras protocoladas para votações na Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele afirmou que os projetos, indicações e moções não estão sendo colocados em pauta para votação. “As pautas são definidas pelo presidente em comum acordo com as lideranças de situação e de oposição, mas eu já perguntei várias vezes à líder da oposição (Kitty Lima – Cidadania) que disse que não participa desses acordos. Eu gostaria de um esclarecimento, eu não vou arquivar nenhum projeto”, declarou o parlamentar.

Ele citou uma das proposituras que chegou a falar com o presidente Luciano Bispo (MDB). Gilmar Carvalho afirmou que obteve resposta positiva, mas a indicação não foi colocada para votação. “Nem mesmo uma indicação, propondo uma medalha de honra ao mérito ao itabaianense Clodoaldo Tavares de Santana. Eu tive o cuidado de conversar sobre essa indicação com o presidente da Assembleia pessoalmente, nem essa indicação é colocada na pauta. Eu cheguei à Assembleia Legislativa em 1999, nunca vi um trabalho tão fraco quanto o atual. Estou me referindo ao trabalho da Assembleia Legislativa a partir do surgimento da pandemia. Nas sessões são colocados para votação apenas e tão somente projetos do governo ou resoluções da Casa ou ainda, raríssimas vezes, projetos de autoria dos deputados estaduais”, falou.

O parlamentar disse que protocolou ofício listando projetos para que sejam colocados em votação e não recebeu resposta da presidência. Segundo ele, isso aconteceu antes da pandemia e foi repetido durante a circulação do vírus pelo Estado. “Não estou criticando de forma nenhuma, nem direta nem indiretamente, o valor, a competência, a capacidade desse ou daquele deputado. Agora, eu quero saber para que serve a Assembleia Legislativa de Sergipe, eu já perguntei isso publicamente e, na primeira vez, assim que ajuizei uma ação, um deputado perguntou no grupo de Whatsapp porque não pensava em resolver internamente. Eu venho tentando há muito tempo”, contou.

Luciano Bispo respondeu ao colega parlamentar: “Eu discordo totalmente, em gênero, número e grau. A Assembleia não é fraca, tem agido com muita maestria, firmeza, dedicação, defendendo o povo de Sergipe e avançado com seus projetos. Quanto à indicação sobre Clodoaldo, a Casa respondeu informando que bastava enviar um ofício à presidência, esse ofício nunca voltou. Procure saber do seu gabinete”.

Agradecimento
Gilmar Carvalho agradeceu a resposta concedida pelo presidente e disse que tomará providências quanto ao caso de Clodoaldo Tavares de Santana. “Eu quero agradecer pela ajuda que me deu com relação à indicação sobre o conterrâneo nosso, Clodoaldo Tavares de Santana, que foi em decorrência da sua observação feita que já adverti diretamente o meu gabinete e vou tomar as providências necessárias. Mas ficou faltando a resposta para a votação dos projetos, porque problemas da pandemia não têm prejudicado ou evitado a votação dos projetos do Governo do Estado. Nada disso evitou que nós votássemos os pedidos de calamidade feitos pelos municípios”. Luciano Bispo informou que tomará as providências para que os projetos sejam colocados em votação.