01/04/2021 as 08:07

PANDEMIA

Governador prorroga toque de recolher e adia volta às aulas

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou ontem a prorrogação do toque de recolher e o adiamento do retorno às aulas presenciais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O governador Belivaldo Chagas (PSD) anunciou ontem a prorrogação do toque de recolher e o adiamento do retorno às aulas presenciais para o dia 3 de maio. Ele também confirmou que há um debate para criar o escalonamento na utilização do transporte público na região da Grande Aracaju e informou que as medidas de restrição impostas pelo Governo do Estado, a exemplo do toque de recolher, estão salvando em média 13 vidas por dia. Num prazo de 30 dias isso significa cerca de 400 vidas salvas.

A informação divulgada pelo governador havia sido repassada pelo professor Lysandro Borges, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), durante reunião do Comitê Técnico-Científico. Pesquisas apontavam que neste 1º de abril poderiam ser registrados até 38 mortos por dia, caso as medidas de restrição não fossem implementadas. “Para que isso se amplie, vamos continuar precisando da colaboração da sociedade”, falou o governador.

Transporte
O governador também anunciou que o Comitê Técnico-Científico está discutindo a implantação de um escalonamento no horário do transporte público na Grande Aracaju, que continua registrando grandes aglomerações. As discussões continuam até a próxima terça-feira, dia 6, sendo que na quarta-feira, dia 7, o comitê apresente uma decisão.

Segurança
Também foi confirmado que a partir da próxima semana será iniciada a vacinação das forças de segurança – observando as determinações que constam em nota técnica do Ministério da Saúde. Já na próxima quarta-feira o governador prometeu a publicação de uma só resolução, consolidando todas as medidas que estão em vigor, visando orientar melhor todos os sergipanos.

Aulas e medidas de restrição
Na entrevista coletiva concedida na tarde de ontem, o governador Belivaldo Chagas anunciou a manutenção do toque de recolher, que continua em vigor das 20h às 5h. A novidade foi que devido ao período da Páscoa, as igrejas e templos religiosos poderão funcionar, com lotação de até 30% da sua capacidade, até o próximo dia 7 – quando novas medidas serão anunciadas. Outra medida anunciada foi o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede pública e particular de ensino, que estava previsto para o próximo dia 4 de abril, mas foi adiado para o dia 3 de maio. Ainda assim, durante o mês de abril o governador continuará avaliando, juntamente com o Comitê Técnico-Científico, os números da pandemia. Em caso de melhoras, as aulas podem ser antecipadas.

Máscaras e multa
Sobre o cumprimento da norma que prevê multa para os cidadãos flagrados sem utilizar máscaras, o governador voltou a dizer que o objetivo é que a legislação tenha um papel educativo, estimulando o uso da proteção. Ainda assim, ele lembrou que o Ministério Público cobrou ressentimento à aplicação das multas. “O objetivo é que a lei tenha um caráter educativo, mas caso haja essa cobrança, vamos aplicar as multas, sem problemas”, falou.

|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação