06/04/2021 as 08:07

PREVISÃO

Belivaldo Chagas anuncia reativação da antiga Fafen

No último fim de semana, unidade em Laranjeiras voltou a produzir ureia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após um período de hibernação, a antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), arrendada ao Grupo Unigel, localizada em Laranjeiras, foi reativada no último final de semana. Com a atividade a todo vapor, a unidade voltou a produzir ureia em Sergipe, conforme anunciou o governador Belivaldo Chagas (PSD) nas redes sociais.

De acordo com Belivaldo Chagas, desde o anúncio da hibernação da unidade de fertilizantes pela Petrobras, em 2019, foi feita uma luta para criar condições favoráveis estruturais e de negócios para reativar o local, gerar emprego e renda para toda uma cadeia produtiva na região – que ficou economicamente comprometida com o fim das atividades.

Na publicação feita nas redes sociais, Belivaldo destacou o resultado depois de sete meses de “muito trabalho depois do anúncio oficial de reativação”. “Uma verdadeira vitória para o povo sergipano. Num Sábado de Aleluia [dia 3], a unidade renasce para uma vida longa!”, comemorou.

Retomada
A previsão para a retomada da produção da antiga Fafen estava prevista para começar em janeiro deste ano e depois foi modificada para março, segundo vinha informando a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese). A unidade já estava em funcionamento, mas sem produção. Com o começo da produção de fertilizantes, a estimativa é que a fábrica consuma um milhão de metros cúbicos de gás por dia e com geração de 750 empregos.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação