07/04/2021 as 07:25

SAÚDE

Vereadora pede reabertura do hospital de campanha

Linda Brasil denuncia situação de caos nos hospitais de Aracaju

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vereadora pede reabertura do hospital de campanha

Na manhã de ontem a vereadora Linda Brasil (Psol) se pronunciou no pequeno expediente da Câmara Municipal de Aracaju para cobrar ações mais efetivas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e a reabertura urgente do hospital de campanha. Na ocasião, estimou melhoras ao vereador Breno Garibalde (DEM) e sua esposa, que testaram positivo para a Covid-19. “Apesar da propaganda devido à vacinação, como se estivéssemos vivendo um período melhor em relação à Covid, a situação de combate à pandemia continua caótica e muito grave, um dos piores momentos, no Brasil, em relação à pandemia. Precisamos de medidas mais efetivas de enfrentamento à pandemia e à sua disseminação e seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Ciência.

Somente assim iremos diminuir tantas mortes que estão acontecendo em nossa cidade, em nosso Estado e no Brasil”, cobrou a parlamentar. A vereadora informou que tem chegado denúncias sobre a situação dos hospitais em Aracaju. Uma, em especial, foi a de uma mulher que entrou em contato, cujo marido estava no Nestor Piva. Ela denunciou que os pacientes estão tomando oxigênio sentados em cadeiras plásticas. “Essa senhora relatou que seu marido ficou 16 horas sentado em uma cadeira tomando oxigênio, em estado grave, até conseguir um leito. Na verdade, ele precisava ser transferido para a UTI, mas no sábado à noite havia 12 outros pacientes na frente dele. Ele conseguiu ir para o leito no dia seguinte, no domingo, para ter o mínimo de atendimento humanitário”, informou Linda.

A parlamentar apela que a prefeitura possa reabrir o hospital de campanha devido à gravidade da situação. “A abertura do hospital de campanha é crucial para que a população aracajuana tenha o mínimo de atendimento digno”, advertiu. Linda Brasil destacou que a situação do transporte público precisa ser resolvida e que já protocolou uma indicação nesse sentido. “Ainda percebemos a superlotação, tanto nos ônibus quanto nos terminais”, enfatizou. Por fim, retoma a importância da implementação da Renda Básica por parte do poder público municipal, uma vez que as famílias estão vivendo em situação de miserabilidade.